Dia do Caminhoneiro: acessórios que não podem faltar no seu caminhão

1115 16/09/2022

Dia do Caminhoneiro: acessórios que não podem faltar no seu caminhão

 

Os caminhoneiros passam grande parte de seu tempo nas estradas e são os principais responsáveis pelo transporte de cargas. Portanto, é fundamental ter acessórios que tornem o dia a dia mais prático e, mais do que isso, sintam-se confortáveis dentro de seus veículos. 

 

Segurança nas estradas 

 

Apesar de passar bastante tempo viajando, os caminhoneiros enfrentam dificuldades nas estradas brasileiras, como a falta de infraestrutura e prazos apertados na entrega de cargas. Ainda assim, não é uma rotina fácil. 

Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária, as mortes em acidentes com caminhões representam 47% do total nas rodovias federais. De acordo com o mesmo documento, oram 12.628 feridos leves, 4.770 graves 2.521 mortos. Portanto, 1.668 mortos entre ocupantes de outros veículos, ciclistas, pedestres. 

Sendo assim, tanto para a segurança do motorista, quanto a de outros veículos que o caminhoneiro esteja com a manutenção preventiva em dia. 

 

Manutenção Preventiva  

 

Antes de iniciar qualquer viagem, é necessária a manutenção mecânica, calibragem de pneus e a verificação do estado de banda da rodagem. Ainda assim, para o transporte de cargas muito pesadas, os freios necessitam de atenção especial. 

Além de tudo isso, é preciso que caminhoneiros conheçam os seus limites e façam paradas de segurança, sem causar acidentes que podem danificar severamente a saúde de outros condutores. 

 

 

Ferramentas essenciais para caminhoneiros 

 

Separamos alguns itens importantes que, além de proporcionar as viagens mais seguras, ainda garante mais comodidade ao profissional. 

 

Chave de fenda  

As chaves de fenda são indispensáveis na mala de um caminhoneiro porque são fundamentais em manutenções e podem auxiliar no afrouxamento ou aperto de parafusos.  

 

Chave de Roda 

Além de chaves de fenda, outra ferramenta que vai facilitar a vida em viagens é a chave de roda, especialmente porque com elas é possível fazer ajustes rápidos e detectar problemas que devem ser informados imediatamente ao mecânico. 

 

Lona Plástica 

As lonas plásticas, por sua vez, protegem as cargas da degradação causada por fatores naturais, como o excesso de sol ou dias chuvosos. 

 

Corda Oleada 

Se as lonas servem para proteger as cargas, elas precisam ser amarradas para não causarem acidentes. Essa é, então, uma das funções da corda oleada, pois são resistentes a atritos e possuem tratamento antiabrasivo. 

 

Na Ferramentas Kennedy, você encontra um departamento com equipamentos para carros, motos e caminhões. Além de todos esses produtos, você encontra muitos outros, como macacos hidráulicos, tão importantes quanto outros acessórios. 

Sugestões da categoria

mais ofertas