Dia do Engenheiro: conheça um pouco mais sobre as áreas da profissão!

1590 11/12/2020

Dia do Engenheiro: conheça um pouco mais sobre as áreas da profissão!

A engenharia abrange várias especialidades e é uma das profissões mais valorizadas no país

11 de dezembro é o Dia do Engenheiro no Brasil. A data surgiu em homenagem à regulamentação da profissão, que aconteceu em 11 de dezembro de 1933. Embora haja também, uma data para cada tipo de engenharia, é este o dia que celebra todos os engenheiros do país. Mas enquanto engenheiro civil e mecânico são profissões conhecidas, existem muitas outras áreas da engenharia. 

Você sabe o que faz cada tipo de engenheiro? Aproveite o Dia do Engenheiro para conhecer um pouco mais sobre as várias engenharias nesse material da Ferramentas Kennedy.

Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica

Um dos mais conhecidos engenheiros é o civil. As atribuições do engenheiro civil são projetar e gerenciar construções urbanas. Por isso, casas, prédios públicos, pontes, parques e outras obras de infraestrutura são sempre chefiadas por um engenheiro civil.

Outro profissional tradicional da área é o engenheiro mecânico. Seu trabalho envolve projetar e desenvolver máquinas e veículos que envolvam um sistema de funcionamento mecânico. Por isso, o setor de automóveis é uma área comum de trabalho para esses engenheiros.

O engenheiro elétrico, por sua vez, trabalha com a geração e distribuição de energia elétrica. Projetos para checar a eficiência, além de gerenciamento de sistemas de energia são algumas das atribuições.

Engenharia da Computação e Automação

Com o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e o avanço da internet, novas engenharias vão surgindo.

A engenharia da computação trata de projetos relacionados aos computadores, suas peças e seus sistemas. Já a engenharia de controle e automação trabalha em cima dos usos da inteligência artificial e o desenvolvimento de robôs, sistemas automáticos e seus usos aplicados em diversos setores da economia.

Engenharia Florestal, Ambiental e Agrícola

Existem também engenharias que tratam do meio ambiente e aplicações dos cálculos na terra. O engenheiro ambiental cuida de projetos que envolvem o tratamento e distribuição de água, além de coleta de esgoto e questões relacionadas ao lixo e reciclagem.

O engenheiro florestal trabalha com os recursos de florestas, não se restringindo às árvores e abordando sementes, mudas, espécies vegetais e preservação ambiental. Por fim, o engenheiro agrícola trabalha com a agropecuária como um todo, estudando as melhores formas de criar projetos e métodos de otimizar a produção no campo e os bons usos da terra.

Uma área que não para de crescer

Como você já deve saber, as engenharias não param de crescer. Além das citadas, existem muitas outras. Confira uma lista das mais curiosas!

  • Engenharia Hídrica

  • Engenharia Naval

  • Engenharia Nuclear

  • Engenharia Têxtil

  • Engenharia da Pesca

  • Engenharia de Petróleo

  • Engenharia Acústica

  • Engenharia Aeronáutica

Aprendeu um pouco mais sobre as várias opções da carreira de engenheiro? Continue acompanhando o blog da Ferramentas Kennedy para mais curiosidades, informações e dicas!