Ferramentas Pneumáticas

Em uma borracharia, funilaria, indústrias de todas as áreas e em outros campos de trabalho, é muito comum o uso de Ferramentas Pneumáticas. Este tipo de ferramenta surgiu a partir do descobrimento do ar comprimido, há mais de 150 anos e a primeira versão dela foi a chave de impacto, muito conhecida hoje em dia. E de lá para cá, o uso dessas ferramentas vem crescendo gradativamente, com a criação de modelos diferentes para finalidades bem específicas.

Pneumático é tudo aquilo que se refere ao ar, ou às máquinas com funcionamento por ar comprimido. Esse funcionamento é gerado por compressores que coletam o ar do ambiente de forma mecânica e aumentam sua pressão, transformando o ar em energia. Por isso, essas ferramentas sempre irão precisar de um compressor em sua utilização.

As ferramentas pneumáticas são robustas e práticas, pois são projetadas para realizar serviços pesados e trabalhosos, mas com leveza e conforto para o usuário. A evolução das ferramentas pneumáticas é contínua, graças às novas tecnologias descobertas a cada dia.

 

Sistema Pneumático

O sistema pneumático funciona por meio da compressão de gases, que convertem em energia mecânica, movimentando pistões e eixos. As máquinas pneumáticas fazem parte da produção industrial e também em sistemas de transporte, como um freio pneumático de caminhão, por exemplo. Também em ferramentas médicas, como no caso do garrote pneumático, equipamento cirúrgico para bloquear a circulação sanguínea e outros.

Ferramentas como o pregador pneumático ou a parafusadeira pneumática, são fundamentais para a automação industrial, executando trabalhos de movimento repetitivo na linha de montagem.

 

Hidráulica e Pneumática 

Os sistemas hidráulico e pneumático funcionam de forma semelhante. Enquanto a pneumática cria sistemas mecânicos baseados no ar comprimido, a hidráulica gera energia através da passagem de fluídos, sendo o mais comum a água.

A diferença no funcionamento da hidráulica e da pneumática também se dá no reaproveitamento dos materiais. O ar utilizado pelas máquinas pneumáticas é expulso após cumprir sua função, sem ser utilizado novamente. Já nas máquinas hidráulicas, os líquidos descartados podem retornar ao sistema mecânico.

 

Vantagens

            As vantagens que uma ferramenta pneumática apresenta em comparação às ferramentas manuais, elétricas ou a bateria são inúmeras. Entre elas

Simplicidade - as ferramentas pneumáticas têm estrutura física mais simples do que as elétricas;

Durabilidade e vida útil maior - pois as ferramentas pneumáticas são mais robustas e apresentam menos falhas;

Custo-benefício - pelo serviço pesado que as ferramentas pneumáticas realizam e pelo tempo que duram;

Confiabilidade operacional - pois funcionam sob grandes variações de temperatura, temperaturas extremas (altas ou baixas), ambiente molhado e mesmo com vazamentos no produto;

Segurança - pois as vedações das ferramentas pneumáticas permitem o uso seguro mesmo em ambientes sujeitos a acidentes elétricos, incêndios, explosões e até debaixo d'água;

Proteção contra sobrecarga - pois as ferramentas pneumáticas têm seu funcionamento bloqueado nestes casos, ou se a pressão cair demais.

                Abaixo, você pode conferir alguns dos equipamentos mais comuns, que realizam trabalhos em diversas áreas

[caption id="attachment_3876" align="aligncenter" width="226"]ChaveImpacto Chave de Impacto[/caption] [caption id="attachment_3879" align="aligncenter" width="253"]PistolaPintura Pistola de Pintura[/caption] [caption id="attachment_3880" align="aligncenter" width="259"]Rebitador Rebitador[/caption] [caption id="attachment_3877" align="aligncenter" width="264"]Grampeador Grampeador[/caption] [caption id="attachment_3878" align="aligncenter" width="290"]Pinador Pinador[/caption] Encontre aqui o que você procura, clique em Ferramentas Kennedy e escolha a ferramentas pneumáticas ideal para o seu trabalho.   Você gosta do nosso conteúdo? Nos ajude indicando o que você quer ver por aqui, deixando a sua mensagem. ????