Fresa para madeira: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Essa é uma peça de corte capaz de fazer fendas, arestas e dar forma em superfícies de madeira 

Você sabe o que são fresas? Essas são ferramentas de precisão essenciais da marcenaria, responsáveis por fornecer a forma e o tamanho desejados no acabamento das peças. Confira abaixo um pouco mais sobre elas: 

O que é uma fresa e para que serve?

fresa para madeira

São peças de corte com dentes e arestas para fazer ranhuras, fendas, frestas, arestas arredondadas, rebaixos etc.  

O maior benefício que esta ferramenta oferece é a capacidade de transformar superfícies em praticamente qualquer orientação existente: vertical, horizontal, diagonal etc. 

Semelhante às brocas, mas em vez de fazer furos, tem a função de corte. Para usá-las você precisa obter uma ferramenta como uma furadeira, tupia ou fresadora

Quais são os tipos de fresa para madeira? 

  1. Fresa Reta 

Superversátil, a fresa reta serve para criar ranhuras, frestas e encaixes nas peças em madeira. Possui diferentes diâmetros, sendo os mais utilizados os de 1/4" e 1/2".

fresa reta

  1. Fresa Reta com Rolamento 

Esta fresa tem um rolamento na ponta que facilita o processo de deslizar a ferramenta ao longo da borda da peça. Muito utilizada para aparar laminados de plástico e peças de madeira com várias camadas. 

  1. Fresa Paralela Dupla 

Indicada para trabalhos de ranhuras, encaixes e junções. 

fresa paralela dupla

  1. Fresa Quebra Canto 

Ótima para moldar um perfil leve e arredondado em bordas de madeira. Possui rolamento na ponta para facilitar o movimento e está disponível em vários tamanhos, sendo os mais populares 1/4” e 3/8”.

fresa para madeira

  1. Fresa para Chanfro 

Esta fresa é ideal para fazer desbastes e arestas nas bordas de peças de madeira. Essa fresa existe em vários tamanhos, mas o mais utilizado é o de 45 graus.

fresa para madeira

  1. Fresa para Rasgo

Como o nome sugere, é responsável por fazer rasgos na madeira. Por conta do seu rolamento na ponta, é possível controlar o tamanho da largura do rasgo/ranhura.

  1. Fresa Rabo de Andorinha (Malheteira)

Usada para fazer encaixes ao montar móveis.

fresa para madeira

  1. Fresa Meia Cana 

Cria um perfil côncavo no bloco de madeira. Amplamente utilizada para fazer projetos de molduras ou móveis. 

Kit de fresa para madeira 

O conjunto de fresas para madeira atende diversas finalidades. Este produto é indicado para tupias manuais e possui dentes de metal duro para garantir maior resistência e durabilidade.

kit de fresa para madeira

Leia mais: Aprenda a fresar I - Equipamentos

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os tipos de fresas, acesse o site da Ferramentas Kennedy. Lá, você encontra vários modelos, para diversas finalidades!

Sugestões da categoria

mais ofertas