Instalações Hidrossanitárias: principais ferramentas para esta etapa da obra

5126 23/05/2022

Instalações Hidrossanitárias: principais ferramentas para esta etapa da obra

Importante etapa do projeto que envolve a rede hidráulica, sanitária e pluvial. Entenda mais sobre as instalações hidrossanitárias 

A instalação hidrossanitária faz parte da fase mais importante da obra, pois envolve toda a ligação da casa à rede municipal de água e drenagem. Um projeto mal executado pode causar grandes problemas para os moradores. Quer saber mais? Continue lendo o texto abaixo: 

O que são as instalações hidrossanitárias? 

Inclui a correta instalação de sistemas hidráulicos, sanitários e pluviais. Ou seja, todas as tubulações, componentes e conexões dentro da estrutura que fornecem ao imóvel água tratada, quente ou fria, fazem o escoamento das águas pluviais e de esgoto, e direcionam os resíduos e dejetos para uma rede devidamente tratada para descarte. Essas instalações também podem compreender os tubos de gás. 

Principais cuidados 

Para obter uma boa instalação, deve-se considerar o projeto arquitetônico do espaço, avaliando o estado e a qualidade dos elementos que serão utilizados, se atendem às normas e se são necessários declives para que os resíduos escoem pelas tubulações sob gravidade. 

Os tubos de PVC (Policloreto de Vinila), são os mais utilizados para a tubulação de água fria. Importante realizar o procedimento de soldagem a frio para a correta ligação dos canos. 

Para redes de água quente, é importante usar tubos de CPVC (Policloreto de Vinila Clorado), porque suportam melhor o calor da água e não corroem devido ao cloro. 

Os tubos de PPR (Polipropileno Copolímero Random), geralmente na cor verde, são utilizados para transportar água fria e quente em instalações hidráulicas. 

Além de dimensionar as peças de acordo com as necessidades dos usuários do edifício, e determinar a posição dos drenos, ralos, filtros, caixas de gordura, etc., os profissionais também devem estar atentos à pressão da água para evitar sobrecarga na instalação. 

É importante inspecionar frequentemente a rede hidrossanitária durante a construção para evitar possíveis vazamentos. 

Ferramentas utilizadas 

Alguns equipamentos importantes para auxiliar na colocação e corte de tubos, encanamentos, paredes e todos os espaços que envolvem o abastecimento de água no edifício. São eles: 

Serra mármore 

Para realizar cortes com precisão, eficiência, economia e pouco esforço físico do operador. Indicada para uso na construção civil, realizando corte de diversos materiais resistentes como: mármore, granito, concreto, alvenaria, telha, madeira, pedras em geral, entre outros. 

Cortadora de parede

Indicado para cortar paredes, fazer aberturas e canais em alvenaria e colocação de conduítes, tubulações, entre outras aplicações.  Capaz de atingir grandes profundidades de corte e de largura. 

Furadeira de impacto

A principal característica desse tipo de furadeira é vir acompanhada de um suporte para a outra mão e um limitador na sua ponta. Atua através de golpes sucessivos que “quebram” superfícies mais resistentes. Adequado para furar madeira, metal e alvenaria. 

Ficou alguma dúvida? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira os equipamentos e acessórios disponíveis para a sua construção.