Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal

19902 15/09/2022

Lavadora de alta pressão: como escolher o modelo ideal

As lavadoras de alta pressão são aparelhos práticos, portáteis e econômicos já que bombeiam água através de uma tubulação com um jato de alta velocidade. Além disso, podem auxiliar na rotina do dia a dia, mas também são máquinas essenciais para profissionais que planejam abrir o seu próprio negócio. 

Se você está pensando em investir em uma lavadora de alta pressão, é necessário escolher o modelo que atende as suas necessidades, pois existe uma infinidade delas disponível no mercado. E cada uma apresenta características específicas. 

 

O que define a escolha da lavadora de alta pressão 

 

As lavadoras de alta pressão são soluções práticas e eficientes para lavar calçadas, automóveis, muros, telhados e outras superfícies, com a vantagem de poder realizar a limpeza com mais facilidade, pois não há a necessidade de esforço.  

Contudo possuem diferenças na pressão de saída, vazão de água, construção do equipamento e área a ser utilizada. Para a escolha ser mais assertiva, primeiramente tem que definir seu uso entre doméstico, profissional ou industrial. 

 

 

Lavadora de alta pressão: uso doméstico 

 

As lavadoras de alta pressão residenciais podem ser classificadas em dois grupos: 

 

  • Leves (Grupo A) 

Aqui estão as máquinas indicadas para tarefas mais simples, como limpeza de azulejos, pisos e paredes.  Como seu jato é menos potente, o consumo de energia é menor.   

 

  • Pesadas (Grupo B)   

Embora também sejam utilizadas para uso doméstico, são ótimas em atividades mais pesadas. A vantagem deste tipo de lavadora é sua mobilidade. No entanto, são limitadas a pequenas áreas e a pressão do jato pode não ser suficiente para impurezas mais profundas.  

Para espaços mais reduzidos, modelos com motores de uso geral de 1300 a 1500 PSI e 300 L/h são suficientes. Para espaços maiores e limpeza contínua, uma pressão superior a 1500 PSI é a mais recomendada. 

 

Lavadora de alta pressão: uso profissional 

 

As lavadoras de alta pressão comerciais ou profissionais estão no Grupo C. Elas são poderosas o suficiente para ser usadas em pequenos lava-jatos. Para edifícios residenciais ou comerciais, o modelo também pode limpar com eficiência.   

A única desvantagem é por conta da mobilidade porque geralmente são mais pesadas. No entanto, permitem a sua utilização em ambientes maiores. Algumas das máquinas para uso comercial possuem acessórios interessantes que complementam o trabalho, como recipientes de detergente, escovas e várias biqueiras.  

 A versão mais indicada é aquela com, no mínimo, 1.600 PSI e 500 L/h.   

 

Lavadora de alta pressão: uso industrial 

 

As lavadoras de alta pressão industriais fazem parte grupo D. São adequadas para aqueles que precisam limpar frequentemente sujeira pesada de grandes áreas externas. 

Podem ser usadas para limpar grandes edifícios ou ruas. São aparelhos com grande potência e vazão de água. Alguns modelos possuem carrinho de transporte, o que facilita a mobilidade. 

No entanto, esses equipamentos necessitam ser operados por um profissional experiente, visto que pode danificar o ambiente se forem utilizados erroneamente, pois sua potência é muito forte. 

 

A melhor escolha de lavadora de alta pressão 

 

Agora que você já sabe sobre os modelos de lavadoras de alta pressão, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a compra do melhor equipamento para a sua necessidade.  

 

Versão do produto 

As principais fabricantes de lavadoras de alta pressão sempre atualizam os seus modelos. As atualizações influenciam na eficiência do produto ou incluem novas tecnologias e acessórios. 

 

Vazão e pressão 

A vazão é um dos itens mais importantes que precisam ser levados em consideração na compra do equipamento, pois incide diretamente no consumo de água. A pressão, por sua vez, mediada em PSI determina a força da máquina. 

 

Consumo 

Você pode avaliar dois aspectos que vão incidir diretamente no preço do equipamento: o consumo de água. Sendo assim, opte por modelos que ofereçam eficiência energética.  

 

Na Ferramentas Kennedy, você encontra as Lavadoras de Alta Pressão de marcas que são referência no mercado adequadas para o seu negócio ou necessidade. 

 

Sugestões da categoria

mais ofertas