Novembro Azul: Mês da Conscientização e Prevenção do Câncer de Próstata

818 01/11/2022

Novembro Azul: Mês da Conscientização e Prevenção do Câncer de Próstata

A Campanha Novembro Azul visa conscientizar todo o país sobre a importância da saúde masculina e alertar sobre doenças na próstata e testículos, uma vez que o câncer nessa região é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA).  

De acordo com o mesmo documento, essa também é a causa da morte de 1 em cada 36 homens. Porém, quando detectado precocemente, as chances de cura são muito maiores e o tratamento menos invasivo. 

 

 

Novembro Azul: qual é a história 

 

O novembro azul surgiu em uma cidade da Austrália chamada Melbourne, em 2003, quando dois amigos - Travis Garone e Luke Slattery  - se divertiam em um pub local até que começaram a discutir o motivo de bigodes não ser tão popular àquela época, já que em anos anteriores era “queridinho”. Instigados pela discussão, se perguntaram se seria possível trazer a tendência de volta. 

Inspirados pela mãe de um amigo que angariava fundos para o combate ao câncer de Mama, lançaram um desafio entre os amigos de deixar o famoso bigode crescer durante o mês de novembro e, assim, discutir sobre a importância da saúde masculina. 

Eles escolheram o penúltimo mês do ano, especialmente porque no dia 17 comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Cerca de 30 amigos aceitaram participar do movimento, nascendo o Movember. O nome é mistura entre moustache (bigode em inglês) e November (na língua inglesa, refere-se a novembro). 

 

 

Como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando. No ano seguinte, surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que visava arrecadar fundos para a Fundação Australiana de Câncer de Próstata (Prostate Cancer Foundation of Australia – PCFA), além de campanhas de conscientização e informação. Além disso, também foi criada uma plataforma on-line em que os participantes podiam compartilhar a evolução do crescimento de seus bigodes. 

Já no primeiro ano, o movimento contou com 450 participantes, chamados de Mo Bros, e arrecadou mais de 50 mil dólares australianos, o que equivale a, mais ou menos, cento e sessenta mil reais. Foi a maior quantia já arrecadada pela Fundação. 

Com a ajuda das doações da Movember Foudation, em 2011 o Projeto de Mapeamento Genético do Câncer de Próstata foi finalizado, encontrando informações importantes sobre a hereditariedade da doença, auxiliando na criação de políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento.  

Em 2016, a Movember se uniu à Fundação Nacional de Câncer de Mama da Austrália, para tratar da saúde de homens e mulheres e estudar as similaridades entre os cânceres de mama, ovário e próstata. 

 

Novembro Azul no Brasil

 

 

Foi em 2008 que o Movember chegou ao Brasil, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia e rapidamente tomou repercussão, angariando o apoio de Instituições Governamentais, Organizações Não Governamentais, empresas e sociedade civil, transformando-se numa grande mobilização pela saúde masculina. 

Inspirados pelo Movimento Outubro Rosa, o Instituto nomeou a campanha de Novembro Azul, adotada nacionalmente por diversas instituições de Saúde, inclusive o Instituto Nacional do Câncer. 

Atualmente, a campanha é marcada por diversas ações de divulgação do Câncer de Próstata, como palestras de conscientização e incentivos aos exames de toque e do PSA, exame de sangue que detecta alterações do antígeno prostático, que pode ser indicativo desse tipo de neoplasia. 

 

Tratamento e chance de Cura 

 

 

O Câncer de Próstata, assim como o Câncer de Mama, tem 90% de chance de cura ao ser detectado precocemente. Para isso, são necessários cuidados essenciais com a saúde e visitas a urologistas, médicos especialistas no assunto. 

Contudo, por falta de conhecimento e, talvez, até preconceito, o assunto é tratado como tabu entre o público masculino, o que faz com que deixem de lado procedimentos simples, rápidos e indolores, que são fundamentais para a detecção da doença. 

Assim como citamos anteriormente, a investigação pode ser feita por exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. Alguns sintomas podem ser levados em consideração em caso de suspeita: 

 

  • Dificuldade de urinar 
  • Diminuição do jato de urina 
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite 
  • Sangue na urina 

 

Para mais informações, procure seu médico ou agende uma consulta com um especialista. Cuide da sua saúde e não perca essa batalha.