O que é um disco diamantado e quais os principais tipos?

2218 27/02/2023

O que é um disco diamantado e quais os principais tipos?

Guia completo sobre discos diamantados

Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de discos diamantados e suas aplicações. Confira agora.

Todo profissional que lida com corte de materiais duros como mármore, concreto e pedras precisa conhecer essa ferramenta. Embora, com certeza você já viu ou aplicou um desses em seu trabalho da área. Desse modo, é preciso se aprofundar e entender as funções e aplicações do item.

O que é um disco diamantado e para que serve?

Os discos diamantados são ferramentas utilizadas para cortar materiais duros e abrasivos, como granito, cerâmicas e asfalto. Eles são compostos por uma lâmina de aço com segmentos recobertos por diamante, material extremamente duro e resistente ao desgaste.

Disco diamantado cortando bloco de concreto

Essa ferramenta é essencial para trabalhos em construção civil, marmorarias, serralherias e demais funções que exigem cortes e desbastes precisos. Um exemplo claro de aplicação é o corte em blocos de concreto durante as construções de edifícios e infraestrutura.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Quais são os tipos de discos diamantados?

Até aqui você já sabe a variedade de materiais que pode ser cortado pelos discos. Agora, você vai entender melhor como cada modelo é indicado para as diferentes aplicações que existe. Desse modo, acompanhe a seguir, os destaques em cada função:

  • - Disco para concreto: utilizado no corte de concreto e asfalto em diversas espessuras;
  • - Disco para granito e mármore: Por serem materiais mais delicados, exigem um disco específico para evitar trincas e quebras;
  • - Disco para cerâmica: feito para cortar azulejos, porcelanatos e outros tipos de cerâmica;
  • - Disco turbo: possui segmentos especiais que garantem cortes mais rápidos e precisos;
  • - Disco contínuo: realiza cortes precisos e delicados, por isso, é ideal em materiais como vidro e pedras preciosas;
  • - Disco segmentado: tem dentes que atuam refrigerando a lâmina durante o corte aumentando assim a durabilidade do disco.

Diferentes tipos de disco diamantado

Conforme o tempo de uso, essa ferramenta pode apresentar cortes menos precisos. Dessa forma, os trabalhos ficam menos eficientes. No entanto, há como evitar que isso aconteça, fazendo seu instrumento de trabalho durar muito mais. Acompanhe a seguir, como fazer esse cuidado.

Quais são os cuidados necessários com um disco diamantado?

Para preservar o estado de saúde desses discos e prolongar sua vida útil, é importante adotar uma série simples de cuidados. Nesse sentido, organizamos uma lista com as dicas para você aplicar em suas peças:

  1. 01. Armazenamento: mantenha os discos diamantados em local seco e protegido da luz solar direta;
  2. 02. Evite empilhar um disco sobre o outro, pois isso pode causar danos nas bordas do diamante;
  3. 03. Após o uso, limpe os discos com água e uma escova macia para remover o excesso de sujeira e resíduos;
  4. 04. Se necessário, use um produto de limpeza específico para discos diamantados;
  5. 05. Use os discos diamantados com cuidado, evitando quedas ou impactos que possam danificar as bordas do diamante;
  6. 06. Aplicação certa: utilize os discos diamantados de acordo com as instruções do fabricante, evitando sobrecarga ou cortes em materiais inadequados;
  7. 07. Troca regular: substitua os discos diamantados quando necessário. Evite o uso prolongado de discos desgastados ou danificados que podem causar acidentes e danificar as peças trabalhadas.

Siga esses cuidados para preservar o estado de saúde dos discos diamantados e garantir uma maior durabilidade e eficiência em seus trabalhos. Além disso, você vai conseguir manter a qualidade dos cortes e desbastes por muito mais tempo.

Disco diamantado para cerâmica

Quanto tempo dura o disco diamantado?

Com o cuidado e a manutenção adequada, eles podem durar por muito tempo. Porém, se você precisa saber exatamente qual o prazo de validade, atente-se para a data de fabricação. Em média, um disco pode garantir cortes precisos e eficientes por até 3 anos após fabricado.

Como utilizar discos diamantados com segurança?

Ao utilizar um disco diamantado, é importante seguir algumas instruções para garantir sua segurança durante o corte. Entre elas, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e a a refrigeração para evitar o super aquecimento da peça.

Disco diamantado cortando mármore

 

Além disso, é importante verificar se o disco está limpo e livre de detritos antes de usá-lo. Nesse sentido, também é importante fazer a escolha do disco certo para a aplicação e usar a velocidade correta de rotação. Por fim, faça cortes em intervalos regulares, e evite desgaste excessivo no disco.

Dicas sobre disco de corte

Se você quer se aprofundar ainda mais no tema dos discos, temos uma indicação. Visite nosso conteúdo com as 5 dicas de disco de corte aqui e se torne um profissional ainda mais eficiente. Com isso, você terá em mente para que serve o disco diamantado e todas suas aplicações.

Ao escolher um disco diamantado, é importante considerar o material a ser cortado ou desbastado, bem como a velocidade e o acabamento desejados. Com o uso correto e adequado dos discos, é possível obter resultados precisos e eficientes.