O que são ferramentas de metal duro?

8618 29/07/2019

O que são ferramentas de metal duro?

Material que revolucionou a metalurgia pode ser encontrado em diversos tipos de ferramentas. Confira! 

Você já ouviu falar em metal duro? Quem trabalha em usinagem certamente já. Nessa área, é preciso cortar aço, e essa não é uma tarefa que pode ser feita com ferramentas comuns, apenas com itens de metal duro é usado para esse fim.  

Quer saber mais sobre a história, as características e a utilização deste material? Então confira as informações que separamos abaixo! 

Resistência e potência 

O metal duro é, basicamente, uma liga de tungstênio feita através de um processo conhecido como metalurgia do pó.  

Sua principal característica, como o nome sugere, é a dureza elevada: o metal duro é duas vezes mais duro do que o aço, o que permite que peças de corte feitas de metal duro consigam cortar o aço em processos de usinagem. 

Inovação fundamental 

A descoberta do metal duro e seu posterior uso na metalurgia, a partir de 1927, revolucionou a indústria. Com este material, os processos de corte e laminação tornaram-se muito mais rápidos e eficientes.  

Além disso, o metal duro permitiu que outros materiais que antes eram muito difíceis de lidar, como ferro fundido, fossem cortados e manejados com praticidade.  

Características e usos do metal duro 

Por terem uma dureza muito grande, peças de metal duro podem se quebrar se forem expostas a esforços muito grandes ou interrupções abruptas. Por isso, a indústria metalúrgica teve que se adaptar, desenvolvendo formas de proteção e novas geometrias de corte.  

O metal duro é, por outro lado, muito resistente ao desgaste e à compressão, por isso sua utilização é bastante ampla. 

O metal duro é utilizado em diversos tipos de ferramentas, como:  

Gostou de conhecer mais sobre esse material? Então acesse o site da Ferramentas Kennedy e encontre as melhores ferramentas e acessórios que contam com metal duro em sua composição!