Os 5 principais tipos de parafuso e suas aplicações

Entenda como utilizar os parafusos mais populares do mercado

Essas peças são dispositivos mecânicos indispensáveis para uma ampla gama de atividades. Desde construções de prédios e infra estruturas, até fabricação de produtos eletrônicos e automotivos. Por isso, é fundamental saber quais são os principais e suas respectivas funções.

Como é a estrutura de um parafuso

Essas peças geralmente têm corpo cilíndrico, com uma rosca na superfície externa e uma cabeça em uma das extremidades. Contudo, sua principal função é fixar objetos uns aos outros. Além disso, pode ser utilizada no desmonte e reajuste de peças, pois são removidos pela mesma ferramenta que é usada para instalar. Confira a seguir, o top 5 dos parafusos mais comuns.

Parafuso Philips

Muito usado em diversas aplicações, incluindo eletrônicos, construção civil, mecânica, e vários outros, é um dos principais tipos de parafuso. Para isso, sua cabeça em forma de cruz permite melhor fixação da chave de fenda durante o trabalho. Desse modo, é possível diminuir os riscos de danos na cabeça do parafuso.

Foto ampliada do modelo de Parafuso Philips

Por ter a superfície de contato maior entre a chave de fenda e a cabeça do parafuso, é possível aplicar mais força. Portanto, é um modelo fundamental em aplicações industriais, na qual os parafusos precisam ser fixados com alta precisão e segurança.

Parafuso Sextavado

Disponível em diversos materiais, tamanhos e acabamentos, esse modelo também é um dos mais comuns e versáteis. Com a cabeça em forma de hexágono, seis lados iguais, ele é geralmente apertado ou afrouxado. No entanto, é preciso utilizar junto a uma chave de boca ou chave inglesa.

Foto ampliada de um parafuso modelo sextavado

O diferencial do parafuso sextavado é que ele é projetado para suportar cargas mais pesadas e altas pressões de torque. Por isso, é uma opção popular quando o quesito é suportar peso. A exemplo disso, estão a construção de pontes, máquinas industriais, equipamentos de grande porte e veículos de transporte.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Parafuso Auto Atarraxante

Muito utilizado em aplicações de construção, reforma e manutenção é um dos principais parafusos para as indústrias. Entretanto, é uma opção presente também na instalação de portas, janelas, decks, cercas, painéis de madeira, entre outros.

Seu diferencial é a capacidade de fixação firme e segura, mesmo em materiais com menor resistência mecânica. Além disso, sua estrutura conta com uma ponta afiada em sua extremidade, feita para perfurar e fixar materiais macios, como madeira, plástico e alumínio.

Parafuso Allen

Esse é o tipo de parafuso ideal para aplicações que exigem alta resistência mecânica e à corrosão. Ele é fabricado em diversos materiais, como aço inoxidável, aço carbono e ligas de titânio, entre outros.
Foto ampliada de quatro modelos do parafuso Allen

Os parafusos Allen podem ser usados em uma ampla gama de aplicações. Entre elas a indústria automotiva, aeroespacial, eletrônica, e outras. Nesse sentido, o diferencial deste modelo é a capacidade de transmitir mais torque do que outros tipos de parafusos.

Parafuso com porca

Essa versão conta com um sistema de fixação robusto e versátil que oferece uma conexão forte e segura para diferentes aplicações. Portanto, é uma opção popular em aplicações industriais, automotivas, mecânicas e de construção civil.

O parafuso com porca se destaca pela sua capacidade de fornecer uma fixação mais forte e confiável. Além disso, por ser um sistema de fixação mecânico, esse modelo é capaz de suportar cargas pesadas, vibrações e choques mecânicos.

Os melhores fixadores

Os parafusos são essenciais para a categoria de fixadores. Isso porque, são utilizados em uma ampla variedade de aplicações e fornecem uma conexão forte e confiável. Além disso, os parafusos podem ser usados em conjunto com outros tipos de fixadores. Como por exemplo, as porcas e arruelas, que criam conexões ainda mais resistentes.

Foto aproximada de diferentes fixadores, como Parafusos, porcas, parafuso, arruela, zinco, pilha, cromo

Como são ferramentas presentes na maioria das construções e demais aplicações, você precisa garantir os parafusos ideais para cada aplicação. Por isso, temos aqui na Ferramentas Kennedy todas essas peças e muito mais.

Tudo o que você precisa, com a máxima qualidade em um só lugar. Não perca tempo, compre já os melhores itens para seu projeto. Qualidade do começo ao fim para sua obra ou reforma ser completa.