Precauções de segurança em oficinas mecânicas

4028 01/01/2019

Precauções de segurança em oficinas mecânicas
Precauções de segurança em oficinas mecânicas

O profissional que possui uma oficina mecânica precisa estar sempre atento às medidas de segurança necessárias para preservar tanto sua integridade física quanto a de seus funcionários. A falta de cuidados também pode causar prejuízos com os materiais, equipamentos e ferramentas da qual faz uso diariamente.

A realização das tarefas diárias dos profissionais de uma oficina envolvem trabalho com máquinas, ferramentas e, em alguns casos, produtos/substâncias químicas. Portanto, para que o conjunto de ações ocorra bem, o ambiente de trabalho precisa ser seguro e adequado. Por exemplo a má organização do local e o contato de solda com um botijão de gás durante a execução do trabalho pode criar um incêndio na oficina.

Incêndios acontecem comumente em oficinas, seja por descuido, seja por falta de prevenção do local. O perigo é ainda maior, pois o fogo pode se alastrar rapidamente, tomar grandes proporções e também causar danos aos carros que estão lá. As causas podem envolver, por exemplo, vazamento de gás acetileno que entra em contato com alguma fonte de calor, faíscas de solda que atingem botijões de gás, entre outros.

A manutenção preventiva das instalações da oficina deve ser feita regularmente. Isso inclui medidas como a substituição de lâmpadas queimadas, verificação do estado da fiação elétrica e das tomadas, além da correta limpeza do local.

O manuseio de objetos cortantes e a falta de proteção (que pode causar queimaduras e choques) também representam grandes riscos à segurança dos empregados das oficinas. O Ministério do Trabalho exige que os donos destes estabelecimentos forneçam os materiais de segurança para os seus funcionários. Eles, por sua vez, têm a obrigação de usá-los. O mesmo vale para quem faz lavagem e desengraxe de peças ou outros tipos de limpeza de componentes.

As máquinas da oficina mecânica precisam passar pela prevenção preventiva sempre dentro do prazo estipulado pelo fabricante. Profissionais que trabalham com montagem e desmontagem de peças, seja em bancadas ou elevadores automotivos, correm o risco de queda de objetos sobre o corpo. É fácil observar o desgaste das peças e fazer testes nos componentes (porcas, correntes, correias e engrenagens) para identificar qual é o momento de mandar as máquinas para uma revisão completa.