Quais são os principais tipos de talha?

7475 28/03/2022

Quais são os principais tipos de talha?

A talha é uma ferramenta com polias e correntes essencial para carregar ou arrastar materiais pesados. Conheça os principais tipos

A talha é essencial para o trabalho diário dos profissionais da construção civil, indústria e oficinas. Seu principal objetivo é facilitar o levantamento de objetos pesados, tornando o movimento mais fácil, rápido e seguro.

Diversos tipos de talhas podem ser encontrados no mercado, para diferentes aplicações e capacidades de carga que variam de 250 kg a 60 t. Vamos conhecer melhor os principais tipos?

Principais tipos de talha

Talha Manual – Corrente

tipos de talha
 

As talhas de corrente manuais são as mais fáceis de utilizar. Como o nome sugere, elas funcionam manualmente através das correntes. O operador puxa a corrente de comando e as polias são responsáveis por mover os objetos para cima e para baixo, de modo que seja aplicada menos força no processo. 

Oferece ao operador a possibilidade de ajustar sua capacidade e tamanho de acordo com a carga a ser levantada. 

De fácil transporte e instalação, a talha manual proporciona mais praticidade e economia no uso.

Talha Manual – Alavanca

A talha manual de alavanca tem um processo diferente de elevação. Ao invés de usar uma roldana, com o auxílio de uma corrente, o movimento é realizado por meio de uma catraca que levanta o objeto.

O dispositivo foi desenvolvido com tamanho reduzido para facilitar o uso em locais de difícil acesso e em diferentes ângulos de trabalho.

Talha Elétrica

As talhas elétricas podem ser de correntes ou cabo de aço e se enquadram em outra categoria, pois são dispositivos robustos movidos a eletricidade, mas com o mesmo objetivo de movimentar cargas médias ou pesadas. Esse tipo de talha oferece mais segurança por não depender da força do operador para realizar a elevação.

Talha Pneumática

A talha pneumática usa ar comprimido em seu sistema, e pode ser de corrente ou cabo de aço. Apresenta velocidades de elevação variáveis, a maior capacidade de carga da sua classe (até cinco toneladas) e é mais silenciosa. Usada em automóveis, máquinas, petroquímica, refinaria e muitos outros campos, sua principal vantagem é a precisão, que facilita o controle da operação.

Agora que já sabe um pouco mais sobre Talhas, fica mais fácil para escolher. Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira os modelos disponíveis.