Saiba como surgiu o Dia do Consumidor!

1997 13/03/2020

Saiba como surgiu o Dia do Consumidor!

Data celebra os direitos do consumidor em todo mundo. Entenda as origens

Como você deve ter reparado ao navegar em nosso site, a Ferramentas Kennedy está com diversas ofertas em homenagem à Semana do Consumidor. Mas você sabe de onde vem essa data comemorativa? Veja abaixo a história do Dia do Consumidor, uma data muito importante, que celebra os seus direitos!

Direitos do consumidor

A história do Dia do Consumidor, celebrado em todo o mundo no dia 15 de março, começa com o ex-presidente americano John Kennedy. Em 1962, Kennedy fez um marcante discurso nesse dia, valorizando os direitos do consumidor, ressaltando que este tinha quatro direitos fundamentais: segurança, informação, escolha e o direito de ser ouvido.

Em 1983, a data foi comemorada pela primeira vez como um dia para relembrar e proteger os direitos do consumidor. 

Em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) definiu essa data como o Dia Mundial do Consumidor, garantindo, assim, esse dia como uma celebração dos direitos do consumidor em todo o mundo.

Direitos do consumidor no Brasil

No Brasil, os direitos do consumidor são garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Instituído em 11 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.078/1990, o Código entrou em vigor seis meses depois, em 11 de março de 1991.

Essa conquista foi possível graças a outros passos que foram dados no passado para garantir os direitos do consumidor brasileiro. Um bom exemplo é a criação da Fundação Procon de São Paulo, em 1976, e a própria Constituição Federal de 1988, que garante a defesa dos direitos do consumidor em seu artigo 5º.

Com uma gama enorme de produtos, muita informação sobre eles e a segurança dos seus dados garantida, a Ferramentas Kennedy oferece e defende os seus direitos todos os dias, promovendo uma relação de confiança com todos os nossos clientes. Navegue em nosso site e encontre tudo o que você precisa em ferramentas, máquinas e acessórios! 

Feliz Dia do Consumidor!

 

Sugestões da categoria

mais ofertas