31 01/01/2019

As ferramentas pneumáticas, também conhecida como ferramenta de ar comprimido, já são bem comuns em ambientes profissionais e industriais. Elas são práticas e substituem a força humana em atividades onde a força e a repetição do movimento são necessárias. Com maior durabilidade, essas ferramentas também são fáceis de manusear, além de terem a vantagem de ter o torque e a potência maior do que em ferramentas elétricas e a bateria.

No entanto, essas ferramentas não trabalham sozinhas, elas precisam estar conectadas a um compressor de ar.

Funcionamento

O funcionamento mais comum em ferramentas pneumáticas é a tracionada por motor pneumático de palhetas. Nesses, os motores de palhetas convertem a energia do fluxo de ar comprimido em movimento mecânico rotativo. E então, a rotação e o torque irão depender do volume da câmara e da vazão do ar comprimido.

Motor de Palhetas




Características
  • Rotação é facilmente invertida;
  • Faixa de rotação varia de 200 rpm até 10.000 rpm;
  • Potência varia de 50W até 20 kW.

IMPORTANTE

Antes do uso, consulte o manual de instruções para uma boa aplicação e instalação dos acessórios. Antes de qualquer operação de manutenção ou reparação, é necessário o fechamento do sistema de ar comprimido e o descarregamento do ar residual. É necessário a verificação periodicamente dos tubos e das ligações, se estão desapertados ou danificados. Alguns acidentes com ferramentas pneumáticas são provocados pelo chicoteamento da mangueira, quando há ruptura ou deslocamento da conexão. O operador deverá estar sempre alerta para uma possível quebra da broca, pois além da projeção de fragmentos de metal, esta quebra poderá desequilibrá-lo e provocar sua queda. O ar comprimido pode causar ferimentos graves. Não dirija o jato de ar comprimido contra si próprio ou contra terceiros. Quando da utilização de ferramentas pneumáticas, faz-se necessário o uso de proteção facial para evitar acidentes nessa região do corpo.   

E aí, gostou deste conteúdo? Aproveite e leia também Ferramentas Pneumáticas www.ferramentaskennedy.com.br
Newsletter

Quer mais desconto para comprar suas ferramentas?