Transformador ou inversora de solda: qual é a diferença?

65318 13/05/2021

Transformador ou inversora de solda: qual é a diferença?

Estas duas máquinas exercem a mesma função na área da solda, mas são bastante diferentes. Saiba mais!

As ferramentas utilizadas no setor de solda ajudam a melhorar o trabalho nesta área tão importante para diversas indústrias. Com o avanço da tecnologia, houve um grande aumento na qualidade e na execução dos processos neste setor. 

Um exemplo dessa evolução pode ser visto nas próprias máquinas de solda: modelos antigos, mais conhecidos como transformadores de solda, são equipamentos eficientes, mas pesados. Além disso, produzem muito barulho e soldam apenas um tipo de eletrodo. 

Atualmente, é possível encontrar no mercado um outro tipo de produto, uma evolução dos transformadores: a inversora de solda. Confira mais sobre esses equipamentos!

Qual a diferença entre transformador e inversora de solda?

A máquina de solda inversora possui a mesma função do transformador. No entanto, a sua tecnologia é mais moderna, o que permite um tamanho mais compacto e, consequentemente, mais praticidade no serviço.

É um equipamento de uso profissional, ideal para soldagem de estruturas leves, montagens e uso em serralherias. Por serem mais compactas, as inversoras de solda pesam em média até 14kg, diferente dos transformadores, que pesam em torno de 30kg.

Isso é possível porque a máquina de solda inversora é produzida com placas eletrônicas que deixam o equipamento muito mais leve e ainda proporcionam baixo consumo de energia. Além disso, elas contam com cabos de engate rápido e são recomendadas para o uso em locais de difícil acesso.

Como funciona o transformador de solda?

O funcionamento desses dois equipamentos também é distinto. As máquinas de solda são equipamentos alimentados por uma rede com tensão alta e uma corrente baixa, que tem como função modificar a energia retirada da rede elétrica e transformá-la em força suficiente para derreter um objeto.

Como funciona a máquina inversora de solda?

Já a inversora de solda pega a energia de entrada (110v ou 220v) e a transforma de corrente alternada (CA) em corrente contínua (CV). Através de semicondutores de potência, é formada uma corrente elétrica de saída que estabiliza o arco elétrico, garantindo uma solda mais macia, perfeita e com baixo nível de respingos.

Como usar a máquina de solda inversora?

Com relação ao ciclo de trabalho, que é o período em que a máquina está soldando, as inversoras de solda são mais eficazes. Isso porque conseguem manter um determinado valor de corrente por mais tempo, gastando também menos energia.

As máquinas inversoras de solda possuem painéis extremamente simples, com potenciômetros e em alguns casos displays indicativos, facilitando o ajuste e precisão dos parâmetros. Diferente dos transformadores, que possuem ajustes simples com manivelas, que não trazem a mesma agilidade no trabalho.

Por ser uma máquina mais moderna, desenvolvida com poucos itens externos, como a garra negativa, tocha, porta eletrodos e conexões, a manutenção das inversoras é mais rápida e mais fácil.

Já sabe a diferença entre as máquinas de solda? Escolha a sua entre as diversas opções disponíveis no site da Ferramentas Kennedy!

Sugestões da categoria

mais ofertas