Aprenda a tirar o papel de parede

6914 04/05/2021

Aprenda a tirar o papel de parede

Com itens do dia a dia é possível realizar a tarefa!

Quer dar uma repaginada no ambiente ou apenas se livrar daquele velho papel de parede? Então confira as dicas que preparamos para você e boa reforma!

Prepare a remoção

Retire todos os quadros e objetos fixados na parede. Talvez seja necessário remover as molduras de interruptores e tomadas. Mas atenção, caso isso seja preciso, desligue a eletricidade para evitar choques elétricos.

Identifique o papel de parede instalado

Para remover o papel de parede com mais facilidade e sem causar danos a parede é preciso descobrir seu tipo. É possível que ele seja fixado com cola ou com adesivo autocolante e seja permeável ou não.

  • Teste o material: Umedeça uma pequena área do papel de parede e verifique se a superfície apresenta alguma mudança, se está se desfazendo ou soltando. Em caso positivo, o papel de parede é permeável e pode ser removido apenas com um pano úmido e uma espátula.

  • Verifique a textura: Identifique também se a superfície do papel de parede é lisa ou se apresenta um pouco de relevo. Se o material for liso, se trata de papel de parede adesivo, caso apresente relevo e seja permeável você possui um papel de parede tradicional instalado.

Como tirar o papel de parede tradicional

Para remover este tipo de papel de parede você precisará apenas de um pano úmido e de uma espátula. Passe o pano umedecido em pequenos pedaços do papel que amolecerá, facilitando sua retirada com a espátula.

Se necessário, depois da remoção limpe a parede com detergente neutro e água com o mesmo pano úmido usado anteriormente.   

Como tirar o papel de parede adesivo

Para retirar o papel de parede adesivo utilize apenas um estilete. Com o item encontre as pontas do papel e puxe o material para baixo, bem rente a parede para não danificar a pintura.

Se o adesivo ainda estiver muito forte, você pode usar um secador de cabelo para aquecer a área. O calor ajuda a descolar o material da parede e deixa a tarefa mais simples de ser cumprida.

Viu só como é fácil remover o papel de parede? Então aproveite para continuar ligado no blog da Ferramentas Kennedy e tenha acesso a outros conteúdos que facilitam o seu dia a dia!