Conheça os principais instrumentos de medição

As ferramentas de medição facilitam a nossa vida com praticidade e precisão

Qual a altura desse pé direito? E a temperatura desse material? Os instrumentos de medição são um grupo de ferramentas essenciais para qualquer obra, serviço ou conserto. Além da régua, trena e termômetro, existe uma série de outros instrumentos de medição disponíveis no mercado. Conheça todos eles!

Para que servem os instrumentos de medição?

Os instrumentos de medição são dispositivos usados para designar com precisão diversos tipos de medida, como energia, temperatura, tempo, altura, comprimento, área, volume, velocidade, massa, pressão, ângulo e diversas outras grandezas.

Os instrumentos de medição podem ser objetos mais simples, para indicar as medidas exatas de materiais como blocos e tijolos, ou mais específicos, com função de analisar e validar medições de sistemas eletrônicos e mecânicos.

Quais são os tipos de instrumentos de medição?

Os instrumentos de medição mais simples e conhecidos são as réguas, que têm escalas de milímetros/centímetros ou polegadas.

A trena também é bastante comum, mas na maioria dos casos é usada para medir espaços maiores em milímetros, centímetros e metros. 

O paquímetro é um instrumento de bastante precisão, usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça ou item (parafusos, porcas, tubos etc); possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

Agora, indo além das medidas de distância, temos o nível - uma ferramenta que serve para medir o alinhamento de superfícies em relação ao piso. O micrômetro é um instrumento metrológico geralmente usado para a execução de medições externas e é capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro interno etc) com precisão.

Os medidores relacionados ao trabalho do eletricista também são bem conhecidos. Há o voltímetro, que mede a voltagem; o amperímetro, que mede a corrente; e o multímetro, que mede também a corrente contínua, a corrente alternada e a resistência.

Confira esses e muitos outros instrumentos de medição na lista abaixo!

Conheça todos os instrumentos de medição

régua

trena

paquímetro

nível

termômetro

amperímetro

balança

micrômetro

  • Micrômetro

A Ferramentas Kennedy conta com os melhores instrumentos de medição, sejam os modelos mais simples ou os mais tecnológicos. Acesse o nosso site e confira!

Sugestões da categoria

mais ofertas