O que é e como funciona um gerador de energia?

50062 18/01/2021

O que é e como funciona um gerador de energia?

Os geradores servem como backup de energia, mas têm muitas outras aplicações

Você sabe para que serve um gerador de energia? Muito além de funcionar como um backup de energia para casa ou comércio, o gerador tem muitos usos que não se limitam à indústria ou aos grandes negócios. Você mesmo pode usar um gerador nas suas férias! Confira mais nesse material da Ferramentas Kennedy.

O que é e como funciona um gerador de energia?

Um gerador de energia elétrica é qualquer máquina que usa energia mecânica, química, solar ou de qualquer outro tipo para produzir energia elétrica. 

Ou seja, é um sistema de transformação de uma energia em outra.

O seu funcionamento vai depender do tipo de fonte de energia. Nos geradores que utilizam combustão, é necessário o diesel ou gasolina, que quando queimado, gera a energia mecânica para movimentar um ímã, que produz um campo magnético que gera energia elétrica.

Como dito, a combustão é só um dos tipos. Existem também outros meios para obter a fonte de energia, como o movimento do vento ou os raios solares.

Gerador além do standby

Os geradores de energia são conhecidos para funcionar como standby, ou seja, para serem ativados somente quando há queda do sistema de energia elétrico convencional.

No entanto, os geradores podem ser utilizados também como fonte primária e contínua de energia em sistemas menores.

Por fim, os geradores cada vez mais são utilizados como complemento de energia. Assim, redes que fornecem uma potência menor do que a necessária podem ser complementadas com um sistema de geradores constante, para suprir toda a necessidade energética.

Usos para um gerador

Os geradores são amplamente empregados na indústria, com sistemas inteiros sendo utilizados para garantir a produção em eventuais quedas.

Mas os geradores possuem muitas aplicações para o uso não profissional. O camping é uma boa alternativa. Seja para um trailer ou um acampamento, os geradores de energia podem salvar vidas e garantir mais conforto. Eles podem gerar iluminação convencional ou até carregar equipamentos de tecnologia.

Outro uso para o gerador é a iluminação de emergência. Em ambientes mais remotos e com menos acesso à energia elétrica, o gerador de energia pode garantir uma boa iluminação de forma mais constante. Esse uso também é válido em situações de emergência ou exploração.

Por fim, quem trabalha em casa ou tem uma oficina pode usufruir de um gerador de energia. Garantindo o fornecimento de energia constantemente, o gerador permite que o trabalho não pare.

E aí, entendeu mais sobre os geradores de energia? Confira todas as opções no site da Ferramentas Kennedy. Por lá você encontra também inúmeras opções de ferramentas e máquinas para facilitar o seu dia a dia.