O que é um vibrador de concreto?

Conheça o equipamento fundamental para garantir a qualidade de peças de concreto

O vibrador de concreto é uma ferramenta muito importante na construção civil. Você já ouviu falar dele? Conheça tudo sobre o vibrador de concreto!

O que é um vibrador de concreto

vibrador de concretomangueira de vibração

Este equipamento é utilizado para garantir que as estruturas de concreto não tenham bolhas, espaços vazios ou excesso de água, problemas que podem comprometer a qualidade da estrutura e de toda a obra.

Ele é composto basicamente por um motor e alças de sustentação para segurar o equipamento. Para usar, é necessário acoplar o mangote, ou seja, o tubo que leva o movimento de vibração para o concreto.

Por que essa ferramenta é importante?

Evitar esses problemas na estrutura de concreto é fundamental: quanto mais vazias e cheias de bolhas, menor será a resistência da estrutura, o que pode levar a problemas graves durante a construção.

A função do vibrador de concreto

Esta técnica de movimentação realizada pelo vibrador é chamada de adensamento de concreto. Ou seja, é um assentamento, uma garantia de que todo o concreto está compactado e bem preenchido.

Esse processo pode ser feito de maneira manual, mas isso só é recomendado em obras de pequeno porte. Em obras maiores, o adensamento deve ser feito através de equipamentos próprios, como o vibrador de concreto.

O adensamento evita, também, rachaduras, garantindo um resultado final melhor e mais confiável. 

Tipos de vibrador de concreto

Vibrador de concreto de imersão

O vibrador mais comum usado em obras de médio e grande porte é o vibrador de imersão, que é colocado dentro da massa. Este tipo de vibrador normalmente tem um raio de alcance de cerca de 40cm, e deve ser usado de forma perpendicular na massa.

Os dois tipos mais comuns de vibrador de concreto são os externos e os de imersão. 

Vibrador de concreto externo

Existe também o modelo usado na parte de fora da massa, fixado nas formas. Como é um equipamento sem muita mobilidade, é voltado para uso industrial, como no segmento de pré-moldados.

Conheça também o misturador de argamassa

E aí, entendeu a importância desse equipamento? Então aproveite para conferir todos os modelos de vibrador de concreto e mangotes disponíveis no site da Ferramentas Kennedy.

Sugestões da categoria

mais ofertas