Tipos de lixas: em quais materiais usar?

Saiba onde utilizar as lixas, ferramentas simples mas que são muito úteis para preparar uma pintura

As lixas são frequentemente utilizadas por pintores, funileiros, carpinteiros… Essa ferramenta pode ser muito útil. Confira mais sobre a importância desse item e conheça todos os tipos de lixa!

Qual a importância da lixa?

A lixa elimina imperfeições, contaminantes, brilho e facilita a aderência entre demão de tinta ou verniz, permitindo um acabamento ideal.

É a ferramenta ideal para polir, nivelar, corrigir e uniformizar superfícies novas ou em processo de repintura.

Tipos de lixa

Existem muitos tipos de lixas na indústria, sendo que as mais comuns são: lixa para madeira, lixa para ferro e lixa para massa, que é ideal para alvenaria. 

Já as lixas d’água, muito comuns no mercado, são lixas utilizadas molhadas (seja com água ou querosene). Normalmente servem para acabamentos finos, como a resina e o gesso.

Quanto menor for o número da lixa, mais grossa ela será. Quanto mais alto for o número, mais ela será fina. Abaixo você pode conferir os tipos de lixas mais apropriados de acordo com o trabalho a ser realizado!

Como lixar ferro e metais em geral

Para pintura nova, preparação de metais ferrosos antes de aplicar o fundo ou primer imobiliário, o ideal são as lixas ferro de 150 a 220. Serve para remoção de ferrugem e carepa de laminação, melhorar a ancoragem do fundo ou primer.

Lixas ferro mais finas, em torno de 360, são indicadas para pintura nova e repintura, além de preparar superfícies de alumínio, aço galvanizado e chapas zincadas. Essas são úteis para o lixamento entre demãos do acabamento tipo esmalte sintético para um acabamento fino.

Como lixar alvenaria

As lixas para massa mais grossas, de 80 a 150, são indicadas para lixar alvenaria com pintura nova. Elas servem para remoção de partículas desagregadas e contaminantes.

Lixas para massa de tamanho médio, de 180 a 220, são ótimas para lixamento de massa corrida para nivelar e uniformizar a superfície e lixamento final de massa corrida para se obter um acabamento fino.

Já as lixas para massa entre 220 e 320 são eficientes para lixamento de gesso e também entre demãos de acabamento com látex fosco.

Por fim, as lixas de 320 a 400 são indicadas para pintura nova e repintura. São voltadas para lixamento entre demãos de acabamento com látex semi-brilho e acetinado, e também para acabamentos com esmalte sintético.

Como lixar madeira

As lixas madeira mais grossas, de 100 a 220, são indicadas para pintura nova e envernizamento novo, ideais para remoção de farpas e contaminantes. 

Já as lixas madeira finas, que variam entre 320 e 400, podem ser usadas também em repintura, e servem para lixamento de massa a óleo, fundo nivelador e acabamentos em esmalte sintético.

Agora que já sabe quais são os tipos de lixa e onde usar cada um deles, acesse o site da Ferramentas Kennedy. Lá você encontra as melhores opções de lixas e demais ferramentas!