Vamos falar sobre lixas e granulometria?

38931 24/09/2021

Vamos falar sobre lixas e granulometria?

O número da lixa é fundamental na hora de escolher a melhor para o seu serviço

Com certeza, em algum momento, você já deve ter usado uma lixa, seja no seu dia a dia em casa, para um reparo simples, ou no trabalho, de forma profissional. Mas você sabe o que é a granulometria nas lixas? É esse o número G que acompanha todas as lixas. Conheça mais e saiba a diferença entre uma lixa e outra.

O que são as lixas?

As lixas são superfícies porosas usadas para dar acabamento em diversos tipos de materiais, possibilitando o nivelamento da superfície. Elas fazem parte da linha de abrasivos e contam com várias indicações e possibilidades de uso, como desbastar, eliminar ondulações, limpar impurezas, polir e dar acabamento.

Por ter tantas funções, as lixas podem ser de vários tipos, que definem qual material deve ser lixado (como ferro, madeira e alvenaria). Clique aqui para conhecer os tipos.

O formato da lixa também varia: existem as lixas de mão e as lixas adaptadas para os diversos tipos de lixadeiras.

Outro fator importante são os números da lixa, que representam a granulometria

O que é granulometria?

A granulometria nada mais é do que a medição da distribuição dos grãos em uma superfície.
Quando falamos das lixas, é a granulometria que indica o quão grossa ou fina é a lixa a partir dos seus grãos.

Granulometria das lixas

A granulometria determina o tamanho do grão das lixas e, por consequência, o seu poder de desbaste. É normalmente representada com um G maiúsculo e seu número.

Este valor é inversamente proporcional à capacidade agressiva da lixa. Ou seja, quanto menor o número, mais grossa é a lixa.

  • Lixas grossas são as de número 8 a 80.

  • Lixas médias são as que variam entre 100 e 200.

  • Lixas finas cobrem uma gama maior de números, indo de 240 até 5000.

Como usar as lixas de acordo com o tamanho?

A granulometria da lixa vai depender do trabalho que será realizado. Para desbastar (ou seja, remover bastante material), é indicado usar uma lixa grossa. Já para polir e dar acabamento, é recomendado usar lixas menores - de médias a finas. Para serviços de acabamento fino, é essencial usar lixas extrafinas na hora de finalizar (com granulação na faixa de G 4000 a G 5000). 

Muitas vezes, são utilizadas em um só serviço diferentes tipos de grãos. Nesse caso, o ideal é iniciar com uma lixa mais grossa (com menos grãos) e ir aos poucos usando lixas mais finas (com mais grãos).

Dica: um cuidado deve ser tomado na hora de usar várias lixas de tamanhos diferentes. A lixa seguinte não pode exceder em mais de 50% do grão usado anteriormente. Por exemplo: se você começou com G 80, a próxima lixa deverá ser 50% superior, ou seja, G 120. Isso permite que o grão mais fino remova os riscos deixados pelo grão mais grosso. 

Entendeu a importância da granulometria? Agora que você já está craque e sabe qual é a lixa que você precisa, confira todos os modelos no site da Ferramentas Kennedy. São diversos tipos, formatos e grãos.