Você sabe qual é a origem da chave inglesa?

23094 24/05/2021

Você sabe qual é a origem da chave inglesa?

A ferramenta, que facilita a aplicação de torque em parafusos e porcas, surgiu no século 19

A chave inglesa é uma ferramenta presente em toda boa caixa de ferramentas. Mas você sabe por que ela é chamada assim? Saiba tudo sobre a chave inglesa!

Origem da chave inglesa: disputa entre inventores

A origem dessa ferramenta é disputada por vários inventores. O primeiro registro de uma chave de boca ajustável é de 1842, e a invenção é creditada ao engenheiro Richard Clyburn - um inglês.

Anos mais tarde, em 1885, outro inventor inglês chamado Enoch Harris recebeu a patente da chave inglesa que é a base das chaves que conhecemos hoje, e foi o responsável pelas  melhorias na ferramenta criada anteriormente.

Chave inglesa ou sueca?

Nós conhecemos essa ferramenta como chave inglesa por causa dessa origem creditada a dois engenheiros ingleses. Mas não é assim em todos os lugares. 

Em países como a Rússia, por exemplo, ela é conhecida como “chave sueca”. Isso porque, em 1891, o inventor sueco Johan Petter Johansson recebeu a patente por uma ferramenta com as mesmas características.

O que define a chave inglesa?

Inglesa ou sueca, essa ferramenta, também conhecida como chave ajustável, possui algumas características que a tornam única.

Como essa variação de nome diz, a chave inglesa pode ser ajustada para diversos tamanhos.
Isso porque, além do corpo em metal (revestido ou não), essa chave é composta por uma boca regulável. Assim, um sistema simples de rosca movimenta uma das mandíbulas, fazendo com que a ferramenta se ajuste a diversos tamanhos.

Onde usar chave inglesa

Por sua versatilidade, a chave ajustável é ótima para aplicar torque girando parafusos e porcas de padrão sextavado ou quadrado de diversos tamanhos.

Assim, pode ser utilizada em serviços em casa e também para reparos em peças de automóveis e encanamentos. 

Basta conferir o modelo da chave, que dependendo do tamanho, pode apertar uma gama diferente de parafusos e porcas. 

O número ao lado do nome da chave indica o tamanho da ferramenta, mas também pode ser um indicativo da abertura. Chaves de 12'', as mais comuns do mercado, têm abertura de até 77 milímetros normalmente.

A Ferramentas Kennedy conta com diversos modelos de chave inglesa (ou sueca, ou ajustável) para as mais variadas necessidades e bolsos. Clique aqui e confira!

Sugestões da categoria

mais ofertas