Aerógrafo: saiba mais sobre a ferramenta de pintura

7301 19/02/2021

Aerógrafo: saiba mais sobre a ferramenta de pintura

Pinturas de todos os tipos podem ser feitas com o aerógrafo

O aerógrafo é uma ferramenta de pintura utilizada em diversas indústrias, desde pintura automotiva até confeitaria de bolos. Confira tudo sobre essa ferramenta no texto de hoje da Ferramentas Kennedy.

O que é um aerógrafo

O aerógrafo nada mais é do que um tipo de caneta ou pincel, mas que pinta utilizando não somente tinta, mas também o ar, comprimido ou bombeado.

Para funcionar, o aerógrafo mistura tinta e ar e expele essa tintura para pintar a superfície. 

O ar precisa ser pressurizado, seja comprimido ou bombeado. Por isso, para usar o aerógrafo é fundamental contar com um compressor.

Partes do aerógrafo

Existem dois tipos de aerógrafo: o de mistura interna suga a tinta com pressão, enquanto que o de mistura externa recebe a tinta por gravidade.

Todo aerógrafo conta com essas partes: corpo da pistola, copo de tinta, agulha, gatilho e válvula. O gatilho é responsável pelo controle da saída de ar e tinta, que é regulado pela agulha. A válvula é onde se conecta a mangueira, que na outra ponta se conecta ao compressor de ar. O copo é onde a tinta é inserida.

Como pintar

O aerógrafo é fácil de usar. Após conectar no compressor, é só segurar o aerógrafo como uma caneta e deixar o dedo indicador livre para controlar o gatilho e a intensidade da pintura.
Aí, é só praticar para aperfeiçoar a pintura!

Onde utilizar o aerógrafo

A pintura é a base do aerógrafo. A partir dela, é possível aplicar a técnica em diversos segmentos.

Pintura automotiva: um dos usos mais comuns para o aerógrafo, a pintura de carros com aerógrafo auxilia a colorir detalhes.

Culinária: com tinta comestível, o aerógrafo é utilizado na confeitaria para criar desenhos e dar cores para bolos e doces.

Estética: até mesmo na maquiagem o aerógrafo é aplicado, dando mais detalhes para o visual.

Artesanato: a aerografia permite pintar peças de artesanato com bastante praticidade.

A dica, é claro, é utilizar tintas específicas voltadas para cada tipo de pintura. Depois, é só usar o aerógrafo e começar a pintar!

 

Confira no site da Ferramentas Kennedy as melhores opções de aerógrafo e seus acessórios!