Bigorna: para que serve esse equipamento?

102298 27/01/2022

Bigorna: para que serve esse equipamento?

Conheça mais sobre a ferramenta e as suas funções 

Popular e tradicional no mundo das ferramentas, você certamente já ouviu falar sobre a bigorna, não é mesmo? Mas você sabe quais as funções e especificações desse equipamento?  

Confira a seguir o material que a Ferramentas Kennedy preparou sobre o assunto e saiba mais! 

Bigorna: o que é? 

Feita em ferro forjado, aço, ou metal similar, a bigorna é um bloco maciço com grande capacidade de resistência.  

O equipamento geralmente conta com um topo plano, chamado de face, um lado plano, conhecido como calcanhar, uma ponta, chamada de chifre, além de dois furos, um quadrado e outro redondo. 

A bigorna na história 

Há séculos a bigorna é usada na forja de objetos de metal. A sua versão em pedra já era utilizada durante a pré-história, já a sua versão feita em metal tem seus primeiros registros no egito antigo. 

Antes do século XIX a ferramenta servia popularmente na produção de armas, espadas, machados, armaduras e ferraduras para cavalos.  

Após a Revolução Industrial, no entanto, o equipamento perdeu espaço para novas ferramentas criadas.  

Para que serve a bigorna? 

A bigorna torna possível a moldagem rápida do metal, esteja ele quente ou frio. O chifre da bigorna, por exemplo, é utilizado para moldar formas curvas e para fazer detalhes nas peças, já o furo quadrado serve para encaixar instrumentos de moldagem e corte, enquanto o furo redondo é capaz de fazer buracos nas peças. 

A função principal da bigorna é facilitar o esforço do ferreiro ao forjar materiais de metal. Por ser muito resistente, a bigorna é capaz de devolver parte da energia da martelada feita sobre ela, diminuindo assim o esforço necessário na moldagem. 

Gostou de saber mais sobre a bigorna e suas funções? Então continue acompanhando o blog da Ferramentas Kennedy e confira mais materiais como este! 

Sugestões da categoria

mais ofertas