Como escolher a argamassa adequada para cada tipo de construção

823 27/07/2023

Como escolher a argamassa adequada para cada tipo de construção

Na indústria da construção civil, um dos elementos mais cruciais é a argamassa. Mas você sabe como escolher qual é a mais adequada para cada tipo de construção? Este post abordará dicas importantes para garantir que você faça a escolha ideal.

O que é e como usar a argamassa

Estamos abordando nesse post, sobre uma mistura homogênea que leva um ou mais aglomerantes (como cimento ou cal), miúdos (como areia) e água. Além disso, é um componente que desempenha um papel indispensável na construção civil, utilizada em fases de extrema importância.

Pedreiro coloca tijolos e junta-os com argamassa para fazer uma parede

Portanto, a argamassa é usada para assentar tijolos, ladrilhos e outros materiais de construção. Mas para tudo isso, é essencial entender a consistência e o tempo de cura adequados. Ou seja, saber escolher a melhor das misturas para garantir a durabilidade e a estabilidade da sua construção.

Como preparar a argamassa

O preparo adequado desse componente é crucial para garantir uma aplicação suave e duradoura. Para isso, é preciso misturar água e argamassa na proporção correta. Portanto, ela não deve ser nem muito seca, nem muito molhada. Desse modo, a mistura correta deverá garantir uma aplicação suave e ótima fixação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Como identificar a qualidade de uma argamassa?

Ao lidar com um projeto de construção ou renovação, um dos elementos cruciais que garantem a durabilidade e a estética da sua obra é a qualidade da argamassa utilizada. Mas como devemos fazer essa identificação de forma fácil? Aqui estão algumas dicas especiais para você:

  1. - Consistência e Textura: Quando a mistura é de alta qualidade, deve ser suave e cremosa, sem grumos ou partículas secas para uma aplicação mais fácil e uniforme;
  2. - Tempo de Secagem: Secagem muito rápida, pode resultar em uma aderência fraca. Se secar muito lentamente, pode causar atrasos na construção. Portanto, o tempo deve ser equilibrado;
  3. - Adesão: Verifique a força adesiva da argamassa. Uma boa argamassa deve aderir bem aos tijolos ou ladrilhos e manter essa aderência ao longo do tempo;
  4. - Resistência à Água: A argamassa deve ter uma boa resistência à água, especialmente se for usada em áreas expostas à umidade, como banheiros ou cozinhas;
  5. - Flexibilidade: A mistura deve ser flexível o suficiente para acomodar algum movimento dentro da estrutura do edifício sem rachar ou quebrar;
  6. - Testes de Laboratório: O fabricante deve fornecer resultados de testes de laboratório que comprovem a qualidade da argamassa;
  7. - Reputação do Fabricante: Por fim, marcas conhecidas e respeitadas geralmente produzem produtos de alta qualidade e oferecem suporte ao cliente se surgirem problemas.

Lembre-se sempre de que a escolha do material certo pode significar a diferença entre uma construção bem-sucedida e duradoura e uma que necessite de reparos constantes. Por isso, ao considerar todos esses fatores, você estará garantindo o produto certo para seu projeto.

Quais os tipos de argamassa

Existem vários tipos de argamassa, incluindo a argamassa colante, a argamassa polimérica e a argamassa de cimento. Entretanto, cada tipo tem suas próprias características e usos, e a escolha da mais correta vai depender da necessidade específica de cada projeto em uma construção civil.

Espátula dentada de construção com argamassa feita a partir do cimento branco

Você pode ler também: 14 ferramentas indispensáveis para a construção civil

Qual argamassa para porcelanato

Recomendamos para essa situação, a aplicação de uma argamassa colante ACIII. Isso porque, este tipo de argamassa tem alta aderência e flexibilidade, sendo ideal para a fixação de porcelanato tanto em áreas internas quanto externas. Por isso, se você está mexendo com reformas no piso do seu ambiente, essa é a mistura ideal.

Qual argamassa para banheiro

Se a sua reforma ou construção está na fase do banheiro, temos outro tipo de mistura perfeita para essa proposta. Nesse caso, indicamos o uso da argamassa colante ACII que é preparada para esse ambiente. Contudo, ela é resistente à umidade e garante a aderência eficaz dos revestimentos cerâmicos, sendo a melhor opção para áreas molhadas.

Qual argamassa para churrasqueira

A refratária é a mais indicada para esse caso. Isso porque, ela é projetada para resistir a altas temperaturas, o que a torna ideal para esse tipo de aplicação. Além disso, também é própria para o uso em fornos e lareiras.

Por que é importante escolher a argamassa correta

A escolha da mistura certa é essencial para o sucesso de qualquer projeto de construção civil. No entanto, é de suma importância entender as diferenças entre os tipos para usá-los corretamente. Assim, é possível garantir uma construção durável e com a mais alta qualidade.

Lembre-se, a Ferramentas Kennedy tem uma ampla variedade de argamassas para todos os tipos de construções. Por isso, deixamos como dica valiosa para você: visite o catálogo online da FK agora mesmo. Aproveite as ofertas, os melhores preços e muito mais na comodidade de onde você estiver, confira!