Como funciona um alinhador de farol?

Esse equipamento tem um uso específico nas oficinas mecânicas

Já ouviu falar em alinhador de farol? Este equipamento, de uso específico, é bem comum nas oficinas mecânicas. Conheça mais sobre o alinhador de farol e confira uma dica de produto neste texto!

Para que serve o alinhador de farol?

Esta máquina é simples, mas faz uma série de funções relacionadas ao farol do carro. Como o próprio nome diz, ela serve para endireitar e ajustar o foco da luz do farol.

Além disso, a máquina também mede a intensidade da luz do farol. O equipamento conta, ainda, com um multímetro, para medir a tensão dos fios do farol.

Partes do alinhador de farol

O alinhador de farol tem como uma das principais partes o painel do alinhador, onde estão marcadas duas linhas pontilhadas. É neste espaço que é projetada a luz do farol para realizar o alinhamento. 

O fotômetro é outro indicador, que por sua vez mede a intensidade de luz. É neste mesmo painel que está a escala em volts do voltímetro.

O equipamento conta, ainda, com bolhas de ar para medir o nível e manípulos para alinhar o equipamento com o farol.

A base tem rodinhas, para facilitar o transporte do equipamento.

Como utilizar um alinhador de farol

Para utilizar, é importante que o equipamento esteja nivelado em um chão plano. Depois, é só colocar o alinhador com uma certa distância de cerca de 50cm do farol (que deve estar ligado).

A ideia é que a luz, quando baixa, esteja focada no ponto preto do painel. Aí, é só fazer o ajuste em caso de desalinhamento. 

Depois, é possível verificar a intensidade do farol baixo e também do farol alto com o fotômetro. 

Por fim, cheque com o voltímetro se a corrente está passando normalmente pelo farol - a tensão deve estar perto de 12V. 

Caso se note uma falha na tensão ou na intensidade, é possível realizar a troca ou o conserto do farol.

Conheça o Alinhador Alf-3000 da PlanaTC

A PlanaTC fabrica equipamentos automotivos de alta qualidade, como é o caso deste alinhador de farol.

O equipamento é compacto, com 1,5m de altura e 63cm de comprimento para o corpo. Ainda assim, realiza com precisão o alinhamento de faróis tanto de veículos pequenos quanto de caminhões e veículos de grande porte.

A estrutura é inteira fabricada em ferro e as especificações seguem as normas técnicas da ABNT (NBR 14040-5). É o alinhador de farol ideal para qualquer oficina mecânica.

E aí, quer comprar um alinhador de farol novinho? Aproveite e acesse o site da Ferramentas Kennedy. Lá você encontra diversos equipamentos voltados para oficinas e trabalhos com carros, motos e caminhões.