Como funciona um curvador de tubos?

Como funciona um Curvador de Tubos: Guia Completo

Entenda a utilidade e o funcionamento do dobrador de tubos

Você sabe como funciona um curvador de tubos? Essa ferramenta essencial para profissionais que trabalham com tubulações hidráulicas e elétricas é responsável por curvar os tubos de metal em ângulos. Neste artigo, exploraremos um modelo específico de curvador, conhecido pela praticidade e facilidade de uso.

O que é um curvador de tubos?

Mais do que uma ferramenta, esse instrumento é o meio ideal para fazer curvas de ângulo em diferentes tipos de tubulações. Dessa forma, o transporte de fluidos entre um ponto e outro acontece de forma mais eficiente em toda instalação hidráulica.

Dobrador de tubo 3 em 1 modelo da Worker na cor vermelha

Existe uma variedade de curvadores, projetados para atender uma gama de tamanhos de tubos e indústrias. Entre os mais populares está o curvador manual de tubos, que permite a realização de curvas frias e precisas com apenas as mãos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Tipos de dobrador de tubos

Existem algumas variações deste tipo de ferramenta disponível no mercado. Desse modo, cada um consegue atender a diferentes tamanhos de tubulações e materiais dos tubos de forma específica. Por isso, conheça quais são as características dos modelos e saiba exatamente qual escolher para realizar o trabalho que você precisa.

Curvadores manuais

Simples e portáteis, são muito usados para fazer curvas em tubos de pequeno a médio diâmetro. Além disso, a principal vantagem desse modelo é a praticidade e a economia, sendo ideais para projetos menores ou trabalhos ocasionais. Por isso, compare os modelos, visitando a linha completa da Marcon e Rothenberger.

Curvadores hidráulicos

Essas ferramentas são mais robustas, projetadas para lidar com tubos de maior diâmetro e espessura. Portanto, eles usam a força hidráulica para fazer curvas, que permite maior precisão e menos esforço físico por parte do operador. Com isso, esse modelo é ideal para uso industrial e em grandes projetos.

Curvadores para tubos de cobre

Essa categoria é feita especificamente para lidar com a flexibilidade e a maleabilidade deste tipo de material. Além disso, podem ser manuais ou hidráulicos, porém são ajustados para evitar danos ou amassamento dos tubos de cobre durante o processo de curvatura. Contudo, são amplamente utilizados em instalações elétricas e de encanamento.

Curvador de tubos 3 em 1 Worker: Economia e praticidade

Essa ferramenta combina economia e praticidade. Isso porque, por ser 3 em 1, ela é capaz de curvar tubos de 1/4'', 5/16'' e 3/8'' - os diâmetros mais comuns nesse tipo de tubulação. Contudo, equipado com 3 canaletas, esse modelo pode realizar curvas precisas de até 180º. Confira mais detalhes na linha completa da Worker.

Quais materiais podem ser curvados?

Os curvadores de tubos são versáteis, capazes de trabalhar com tubos de cobre, latão e aço carbono. Seja para tubulações petroquímicas, hidráulicas ou elétricas, esse item é perfeito para executar o trabalho.

Como utilizar o curvador de tubos

Utilizar o curvador de tubos é simples. Primeiramente, encaixe o tubo no tamanho apropriado, deixando sempre uma sobra. Em seguida, feche o curvador e comece a fazer a curva. É importante lembrar de apertar aos poucos e lentamente para garantir que o tubo não amasse. E aí está - seu tubo perfeitamente curvado e pronto para uso.

A importância da curvatura ideal nas tubulações hidráulicas

Atingir a curva exata é fundamental por diversas razões. Uma delas, é o fluxo de água eficiente e ininterrupto através do sistema. Pois, se uma curva for muito acentuada, pode provocar restrição ao fluxo, levando a uma perda de pressão e eficiência.

Dobrador de tubo manual da marca Marcon, na cor azul, ferramenta para sistemas hidráulicos

Além disso, curvas mal feitas podem levar a danos no tubo, causando vazamentos ou rupturas. Isso pode resultar em reparos caros e danos à propriedade circundante. Portanto, usar as ferramentas certas e aplicar as técnicas adequadas de curvatura garantem longevidade e eficiência para qualquer sistema hidráulico.

Onde comprar seu curvador de tubos

Pronto para adicionar um curvador de tubos à sua caixa de ferramentas? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira todos os modelos de curvadores desse tipo disponíveis. Com a FK, você encontra a ferramenta ideal para cada necessidade em tubulações e demais áreas!