Conheça as ferramentas essenciais para a troca de pneu

17040 12/01/2021

Conheça as ferramentas essenciais para a troca de pneu

Em um momento de necessidade, é importante contar com algumas ferramentas básicas para trocar pneus com tranquilidade

Durante uma viagem, férias no campo ou uma situação do dia a dia, o que fazer quando o pneu furar? Além do estepe, é preciso contar com algumas ferramentas básicas no carro para conseguir trocar o pneu sempre que houver necessidade.

Conheça nesse material da Ferramentas Kennedy os itens essenciais para trocar o pneu!

Trocar o pneu: dicas para se preparar

Antes de conhecer as ferramentas necessárias, confira um guia de como proceder antes de trocar o pneu do carro:
- Pare em um local seguro que não tenha movimento de carro;
- Sinalize usando o triângulo - um item obrigatório em todo carro;
- Se possível, calce as rodas com pedras ou tijolos para garantir estabilidade durante a troca;
- Tenha tudo à mão: pegue o estepe e as ferramentas necessárias!

Ferramenta 1: estepe

Como todos sabem, o estepe é o pneu reserva do carro. No Brasil ele é obrigatório e pode salvar o seu dia evitando um grande trabalho e o deslocamento em um trajeto longo para conseguir um pneu extra.

Você sabe onde fica o estepe? Na maioria dos carros, o pneu extra está localizado embaixo do porta-malas, em um compartimento. No entanto, é possível que o pneu extra seja colocado em outros lugares do carro. A melhor ideia é ler o manual do veículo e encontrar a resposta.

Ferramenta 2: macaco

O macaco é uma ferramenta muito conhecida para trabalhos mecânicos. Essa ferramenta funciona a partir dos princípios hidráulicos e basicamente serve para possibilitar que uma pequena força aplicada em uma ponta gere uma grande força na outra ponta.

É por isso que essas ferramentas são muito utilizadas para serviços com carros e troca de pneu. Com a força de uma pessoa só, é possível levantar um carro com centenas de quilos facilmente.

Os melhores tipos de macaco para trocar pneu são os macacos sanfona, mas outros tipos como joelho e jacaré também podem servir. Os macacos sanfona são portáteis e rápidos de usar, além de aguentarem entre 800 kg e 2 toneladas: ideais para a maioria dos carros.

Ferramenta 3: chave de roda

Depois de levantar o veículo e preparar a troca do pneu, é hora de remover os parafusos. Para isso, é importante contar com uma chave de roda.

A chave de roda é uma ferramenta simples, que tem em suas pontas um padrão específico de parafuso. Ela é desenhada para girar os parafusos com facilidade, aplicando pouca força. 

 

Agora que já sabe quais ferramentas devem estar no carro, você já pode ficar tranquilo quando precisar trocar o pneu. Quer conferir as melhores ferramentas para lidar com qualquer situação? Então acesse o site da Ferramentas Kennedy!