Localizador e identificador de cabos: como funcionam?

11674 26/03/2021

Localizador e identificador de cabos: como funcionam?

Este medidor é útil para manutenção de fios de rede e telefonia

Você já ouviu falar em identificador e localizador de cabo? Este equipamento é um tipo de detector 2 em 1, muito útil para quem trabalha com fiações e rede. Confira tudo sobre esse equipamento e como ele funciona.

Como funciona o localizador e identificador de cabos?

Esse equipamento é composto de um emissor (ou gerador de tom) e um receptor (ou localizador). Os dois equipamentos funcionam de forma conjunta para testar o funcionamento de cabeamentos de rede e de telefonia. 

O equipamento também serve para checar a continuidade ou presença de curto-circuito em fios e cabos elétricos - neste caso, o fornecimento de energia deve estar DESLIGADO.

A função localizador serve, de fato, para localizar um cabo dentro de um conjunto de cabos.

A função identificador serve para testar se o cabo está funcionando corretamente.

Como utilizar? 

Para localizar, é só ligar o emissor com os jacarés em uma ponta do cabo. Depois, é só ir testando a outra ponta com o receptor, cabo a cabo, até ver um led e ouvir o aviso sonoro - pronto! Você já sabe qual é o cabo.

Para fazer a identificação, isto é, checar se está funcionando, é só plugar o cabo - uma ponta no emissor e outra ponta no receptor. Pelo painel de leds, o equipamento vai mostrar o funcionamento do cabo, de pino a pino. 

Conheça o Kit Localizador e Identificador de Cabos Lt-2030 Icel

Este equipamento oferece a solução completa para identificar o funcionamento dos cabos, além de fazer a localização.

O produto vem com o emissor e o receptor, um patchcord, além de baterias e um fone de ouvido - para ouvir o sinal sonoro em caso de um ambiente que não possa ter barulho.

Tudo isso vem em uma bolsa organizadora, para guardar e transportar o kit.

E aí, quer conferir essa e outras ferramentas e equipamentos de medição? Acesse o site da Ferramentas Kennedy e confira!