Luminária DIY: aprenda a fazer

1090 09/05/2022

Luminária DIY: aprenda a fazer

Confira o passo a passo para você fazer a sua própria luminária de cimento 

Não há nada melhor do que um convidado entrar em sua casa, elogiar um item e você responder: “fui eu que fiz”. 
 
Esta é a proposta do DIY (Do It Yourself), termo em inglês que significa "faça você mesmo". Tornou-se popular durante a pandemia, pois ficar muito tempo em casa, aliado ao desejo de renovar e decorar, fez as pessoas terem mais vontade de aprender coisas novas.   

Por isso, trouxemos para você uma dica simples que vai surpreender quem visitar seu espaço. Continue lendo para aprender a fazer sua própria luminária diy de cimento. 

1º passo da Luminária DIY 

O primeiro passo é separar os materiais necessários: 

2º passo – preparar a base 

Comece pegando a caixa de isopor e passe vaselina em toda a parte interior (isso facilitará na hora de desenformar o cimento). 

Feito isso, posicione a caixa com a parte aberta para cima e faça um furo no canto superior de uma das laterais (será onde o fio elétrico vai passar). Você pode usar um estilete ou algo pontiagudo para ajudar nesta etapa. Se o cabo já vier com tomada, ao invés do furo, pode fazer um corte reto para encaixar o fio no espaço com mais facilidade. 
 
Agora, pegue a fita isolante ou fita crepe e passe em volta do soquete inteiro, na extensão do fio que poderá encostar no cimento e também próximo ao furo para evitar vazamentos.  

Por fim, com a cola multiuso ou uma fita dupla face, cole a base do soquete por dentro da caixa, centralizado no fundo. 

Lembre-se que você está montando a luminária de cabeça para baixo, de modo que a base com o soquete é onde a lâmpada será encaixada. Por isso, o furo precisa ficar em um canto superior para que o fio não fique pendurado no meio da estrutura. 

3º passo – preparar o cimento 

Para preparar a massa, misture uma parte de cimento para duas partes de areia - conforme instruções da embalagem do fabricante. Após misturar as partes secas, adicione a água aos poucos até a textura ficar cremosa.  

Feito isso, basta preencher sua forma lentamente e dar leves batidas para evitar a formação de bolhas de ar.  
 
Espere secar por 48 horas.

4º passo – hora de ver o resultado 

Tire a fita isolante do lado de fora e comece a quebrar/soltar o isopor para ver sua luminária criando vida. Se for um pote de plástico, faça uma espécie de ‘canaleta’ - um corte reto para passar a parte do fio - e tire o cimento do molde. 

Com a ajuda de um estilete, retire a fita que cobria a parte superior do soquete para que a lâmpada possa ser instalada.  
 
Para finalizar, faça um acabamento das partes irregulares com a ajuda de uma lixa e limpe a extensão de cimento com uma esponja úmida.  

Está pronto! É só encaixar a lâmpada e conectar na tomada. Casa decorada, iluminada e moderna!

luminaria diy  luminaria diy
(Imagem Ilustrativa - Foto/Reprodução: Pinterest) 

Você pode manter a aparência rústica do cimento ou deixar sua criatividade correr solta pintando com outras cores e criando diferentes estilos de luminárias. 

Gostou da dica de hoje? Continue acompanhando o blog da Ferramentas Kennedy para mais conteúdos como esse.

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!