Cortador de grama, aparador e roçadeira: Qual melhor para seu quintal?

3210 25/10/2023

Cortador de grama, aparador e roçadeira: Qual melhor para seu quintal?

Na hora de cuidar de um dos seus espaços favoritos de casa é fundamental atuar com as ferramentas certas. Por isso, escolher entre um cortador de grama, um aparador ou uma roçadeira é peça chave da atividade. Nesse artigo, explicamos cada um deles para a sua melhor decisão.

Entendendo as principais diferenças

Para começar a seguir uma direção entre cada um, é fundamental entender o que diferencia esses três equipamentos. Embora todos sejam usados para manutenção de áreas verdes, suas funções são bastante específicas, como apresentado a seguir:

  • - Cortador de grama: Ideal para manter a grama em nível uniforme, especialmente em áreas amplas;
  • - Aparador de grama: Perfeito para acabamentos, bordas e locais de difícil acesso;
  • - Roçadeira: Mais potente, é usada para em vegetações mais densas e altas. Para saber qual escolher, confira nosso conteúdo.

Depois de conhecer a finalidade dessas ferramentas, fica muito mais fácil fazer uma escolha assertiva. Embora, seja ainda mais importante analisar os detalhes como cada modelo pode ser usado nas atividades que você pretende fazer.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Cortador de Grama

Se você tem uma grande área de gramado para cuidar, esse modelo será perfeito. Isso porque, a principal função dele é realizar o corte uniforme da grama. Além disso, se você quer optar por versões elétricas, a bateria ou a gasolina, essa é a escolha certa para um jardim sempre aparado.

Na foto uma máquina de cortar grama sendo operada por uma pessoa jardineira

Tipos de cortadores

Estendendo as possibilidades da máquina de cortar grama, existem opções manuais que dependem da força do usuário, e os autopropelidos, fáceis de manusear. A manutenção é a limpeza regular e a afiação das lâminas. Portanto, o cortador é indicado para jardins e terrenos amplos ou inclinados, devendo ser considerado sempre a área a ser cortada, que pode exigir uma máquina maior.

Aparador de Grama

Também conhecido como cortador de borda, essa máquina é excelente para aqueles acabamentos perfeitos no jardim. Além disso, por ser leve e fácil de operar, é ideal para cortar a grama que cresce em bordas de canteiros, caminhos, muros e locais onde cortadores maiores não alcançam.

Tipos de aparadores

Eles podem ser encontrados elétricos ou a bateria, e são ótimos para jardins com obstáculos. Além disso, alguns aparadores contam com funções adicionais, como a capacidade de inclinar a cabeça de corte. Para a manutenção, substitua as lâminas ou fios de nylon conforme desgaste, e faça a limpeza regular. Portanto, essa é a ferramenta perfeita para garantir o cuidado em todas as áreas do jardim.

Roçadeira

Projetada para lidar com vegetações mais pesadas, é a versão mais robusta desta lista. Por esse motivo, é a escolha certa para áreas de mato alto, densas ou com arbustos. Por fim, esse modelo é super eficaz em terrenos irregulares e pode ser usado nas grandes áreas de pastagem.

Na imagem uma pessoa jardineira operando uma roçadeira para cortar grama

É importante destacar que as roçadeiras, devido à alta potência, exigem o uso de EPIs adequados para usá-la. Por isso, se você vai lidar com essa ferramenta, utilize equipamentos como óculos de proteção, luvas e protetores auriculares, para garantir sua segurança durante as operações.

Tipos

Disponíveis em modelos elétricos, a bateria ou a gasolina, esse equipamento exige manutenção regular do motor e a substituição das lâminas ou fios. Portanto, ao lidar com terrenos acidentados, com vegetação densa ou em paisagismo, sua melhor escolha é essa a roçadeira. Contudo, uma dica importante é, se o uso for intenso, os modelos a gasolina são mais potentes.

Mas então, qual a melhor escolha para seu jardim?

Como podemos observar, a decisão entre cortador de grama, aparador ou roçadeira vai depender do espaço onde a ferramenta será usada. Por isso, é fundamental ter o tamanho da área, o tipo de vegetação presente e a frequência de trabalho.

Na imagem vista de cima, um homem corta a grama com equipamento para roçar a grama

Para te ajudar ainda mais, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença para adquirir essas ferramentas. Primeiro, se o seu jardim doméstico é bem cuidado, você pode optar tanto por um cortador, como aparador. Já para terrenos maiores com vegetação selvagem, a roçadeira é melhor.

Onde encontrar ferramentas de jardinagem?

Seja roçadeira, aparador ou cortador de grama, ao adquirir um modelo na Ferramentas Kennedy, você garante seu espaço verde e com os melhores cuidados que merece. Além disso, na FK se encontram esses, e muitos outros itens essenciais de jardim.

Apesar da escolha, o investimento em qualquer um dos equipamentos contribui de forma grandiosa para seu jardim. Além disso, todos operam na saúde da vegetação e na valorização do seu imóvel. Contudo, com as informações certas e a loja de confiança ao seu lado, você garante transformação.