Paleteira manual: saiba tudo sobre esse equipamento

Sua principal função é fazer o transporte seguro de cargas pesadas

Você sabe o que é uma paleteira manual? Pelo nome, dá para saber que se trata de um equipamento relacionado às estruturas chamadas de pallets. Mas existem muitas outras informações importantes sobre as paleteiras. Conheça tudo sobre essa máquina!

O que é uma paleteira manual?

A paleteira manual é uma máquina voltada para o transporte de cargas pesadas. A maior parte delas são hidráulicas, ou seja, contam com um mecanismo para elevar ligeiramente a carga para facilitar o transporte.

A paleteira manual pode ser aplicada em diversas indústrias. Estoques e armazéns usam bastante as paleteiras, mas também é possível usar esse equipamento em quaisquer outras áreas que necessitem de um transporte seguro de cargas pesadas. 

Embora esteja no seu nome a referência aos pallets, isso não quer dizer que somente essas estruturas de madeira ou plástico podem ser transportadas pelas paleteiras. A ideia é utilizar o pallet como base, para então carregar caixas e muitos outros objetos.

Tipos de paleteira manual

As paleteiras variam segundo algumas características. Confira!

A capacidade de carga é um dos principais fatores. Existem modelos que vão de 2 até 5 toneladas. A Worker oferece modelos com capacidade para 2 e 3 toneladas

Existe também a categorização que diz respeito às medidas.

As paleteiras universais são voltadas para os pallets no padrão de tamanho utilizado na Ásia e Europa. Normalmente têm cerca de 550 mm de largura entre os garfos. Elas também comportam os pallets do padrão brasileiro.

PBR são as paleteiras mais largas, que são especificamente para o padrão brasileiro. Normalmente têm entre 680 e 685 mm de largura entre os garfos. 

A rodagem também é uma forma de separar as paleteiras. 

Existem as com rodagem simples e as com rodagem dupla. Essa tipificação vai influenciar na estabilidade da paleteira para o transporte. Quem tiver ambientes mais planos e cargas menores pode optar pela rodagem simples. Para cargas mais pesadas, é recomendado ter rodagem dupla.

Como utilizar a paleteira manual?

Esse equipamento é muito fácil de utilizar. Primeiro, se insere o pallet sobre a paleteira. Depois, é só colocar as cargas, considerando a capacidade de empilhamento.

No caso das hidráulicas, é necessário erguer a carga utilizando o mecanismo. Por fim, é feito o arraste da paleteira por meio do guidão. O operador deve guiar a máquina puxando-a, fazendo com que o esforço seja menor e o transporte seja mais fácil.

Paleteira ou empilhadeira: qual escolher?

A paleteira é diferente da empilhadeira. Enquanto a empilhadeira é focada em elevar as cargas, a paleteira é focada apenas no transporte. 

A elevação da paleteira só serve para facilitar o transporte, e não erguer as cargas para diferentes alturas. Portanto, opte por uma paleteira manual quando o foco for transportar as cargas. No caso de elevar, aí sim opte pela empilhadeira.

Já sabe tudo sobre as paleteiras manuais? Aproveite e acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os modelos disponíveis!