Para que serve um boroscópio?

4378 12/02/2021

Para que serve um boroscópio?

Este instrumento de observação é útil para diversas profissões. Confira mais

Já ouviu falar em boroscópio? Este equipamento funciona como uma câmera e é utilizado por mecânicos, eletricistas, operadores de máquinas e industriais. Mas você sabe qual é a utilidade dessa ferramenta? É o que você vai conferir no material de hoje da Ferramentas Kennedy.

O que é um boroscópio?

Bore quer dizer perfuração ou sonda em inglês. Já scópio vem de observação, do grego. Portanto, o boroscópio é uma sonda de observação.

Esse equipamento é composto por uma sonda extensora, uma câmera na ponta e um painel de controle com display.

Existem, ainda, os boroscópios digitais que não contam com uma tela. Nesse caso, se conecta por bluetooth ou wifi com o celular e eles transmitem a imagem diretamente para o aparelho.

Para que serve essa ferramenta?

O boroscópio serve para inspecionar locais de difícil acesso e com baixa luminosidade. A câmera pode filmar tubulações, canos e interiores de parede com facilidade.

Por isso, esse equipamento é amplamente utilizado na indústria e na área de mecânica para realizar manutenções, seja nas fiações internas, problemas na solda ou até vazamentos.

A praticidade do boroscópio faz com que seja possível identificar problemas de funcionamento sem precisar abrir ou desmontar grandes máquinas.

Como utilizar?

O uso do boroscópio é muito intuitivo. Depois de plugar a sonda no controle de acesso, é só ligar o equipamento e introduzir a sonda com a câmera no local desejado e fazer a inspeção.

É possível adquirir uma sonda com cabo mais longo em separado, caso seja necessário, e acoplar no painel de controle.

 

Agora que já sabe o que é um boroscópio, aproveite e confira todas as opções desta e de muitas outras ferramentas disponíveis no site da Ferramentas Kennedy.