Para que servem as ponteiras e bits?

9151 20/05/2021

Para que servem as ponteiras e bits?

Conheça os acessórios ideais para parafusadeiras, e porque você deve comprá-los

Muito comum nas maletas e kits de ferramenta, as ponteiras ou bits são acessórios úteis para quem trabalha com parafusadeira e chave manual. Saiba tudo sobre esses itens!

O que são ponteiras e bits?

As ponteiras e bits nada mais são do que pontas que servem para ser acopladas nas  parafusadeiras e chaves manuais com ponta substituível.

O bit, portanto, é uma forma de tornar sua parafusadeira ainda mais multiuso, ideal para aplicar nos mais variados tipos e tamanhos de parafuso.

Qual a diferença entre ponteiras e bits?

Embora sejam praticamente sinônimos, bits e ponteiras têm uma diferença. 

Os bits normalmente definem as pontas menores, de até 25 milímetros. Já as ponteiras são mais longas, variando entre 50 e 150 milímetros em média.

Onde usar bits e ponteiras?

Se os bits são menores, como utilizá-los? Fácil: os bits são voltados para se prender em adaptadores. 

Esses adaptadores podem vir com a própria parafusadeira. Assim, você economiza espaço  e diversifica suas pontas.

As ponteiras, ou seja, pontas mais longas, também são muito úteis. Nesse caso, há maior durabilidade e firmeza na hora de acoplar. Qualquer parafusadeira ou chave também suporta esses tipos de ponta.

Tipos de ponteiras e bits

Existem muitas formas de classificar as ponteiras e bits. Uma classificação comum é o tipo da ponta, ou seja, qual é o padrão: philips, fenda simples, fenda cruzada, sextavados, etc.

Outra forma de classificar é segundo o tamanho. Nesse caso, é importante ter vários tamanhos para os padrões mais utilizados. Assim, é mais fácil descoxar e coxar parafusos de qualquer tipo de eletrodoméstico ou móvel.

Existem também as ponteiras duplas, ou seja, contam com pontas 2 em 1. É uma boa forma de garantir mais de um tamanho com uma ponta só.

Outra forma de classificar o tipo é  checar se a ponta é um bit de impacto. O que isso quer dizer é que essas pontas serão mais resistentes, fortes e duráveis. 

Bits e ponteiras com ímã

Um tipo muito conhecido de pontas bits e ponteiras é o tipo "imantado".

Isso quer dizer, basicamente, que a ponta conta com um ímã. Essa função é muito útil, já que a ponta se fixa ao parafuso pelo campo magnético. Assim, é ainda mais fácil parafusar, evitando que o parafuso caia.

Por que usar pontas bits e ponteiras?

Se as parafusadeiras já contam com ponteiras próprias, por que comprar outras?

Além de aumentar a gama de serviços oferecidos pela sua ferramenta, as pontas bits são uma opção de contar com ferramentas de maior qualidade.

Isso porque é comum que as pontas que já vêm no kit sejam de um material mais padrão. Assim, comprando pontas bits, você pode optar por ponteiras construídas em materiais mais duráveis.

Já sabe tudo sobre bits e ponteiras? Acesse o site da Ferramentas Kennedy para conferir todos os tipos e kits de pontas disponíveis!