Pistola de pintura: onde utilizar?

Esta ferramenta é útil para pintar diversos materiais com muito mais praticidade

Você já pintou com pistola de pintura? Esse equipamento pneumático é utilizado em vários segmentos da indústria, para pintar de metais a madeiras. Confira mais sobre onde utilizar esta ferramenta!

O que caracteriza a pistola de pintura?

A pistola para pintar, ou pistola pulverizadora, é um equipamento pneumático e, portanto, funciona com consumo de ar comprimido - normalmente alimentada por um compressor.

A ferramenta conta com um bico, um gatilho e um compartimento para armazenar a tinta. Funciona de forma semelhante ao aerógrafo, mas neste caso é voltada para a pintura geral, não só de detalhes.

Leia também: Aerógrafo: saiba mais sobre a ferramenta de pintura

Por que usar esse tipo de pintura?

A melhor parte da pistola é a economia e a praticidade no trabalho de pintura. A tinta se fixa muito bem quando pulverizada e por isso o trabalho pode ser mais rápido.

Existem muitos modelos de pistola de pintura, com capacidades totais e alimentação de pressão diferentes. As pistolas de baixo volume são mais eficientes e econômicas, mas são mais caras. Já as de alto volume precisam de mais ar comprimido e essas são mais baratas. A escolha vai depender do uso.

Onde utilizar?

O mais comum é imaginar a pistola de pintura em trabalhos de funilaria, ou seja, em estruturas, portões e mobília de metal. De fato, a pistola executa muito bem esse tipo de pintura.

Entretanto, existem muitos outros materiais onde se pode aplicar a pistola. É o caso das paredes e muros, que são normalmente pintadas com pincéis e rolos. 

Na hora de pintar o concreto, é importante contar com uma tinta adequada e com a diluição correta indicada no manual da pistola. Além disso, ilumine bem a superfície e garanta um movimento uniforme durante a pintura, para que a tinta não se acumule.

Outros materiais que podem ser pintados são as madeiras. Móveis e portas, por exemplo, podem ganhar uma nova cara com a pintura pulverizada. 

O principal benefício deste equipamento é facilitar a pintura de pés de mesa e outras estruturas não horizontais, que são mais difíceis de pintar com pincel ou rolo.

Não esqueça, é claro, de usar tinta própria para madeira. 

Já sabe onde e como aplicar a tinta com a pistola pulverizadora? Aproveite para conferir modelos dessa e de outras ferramentas no site da Ferramentas Kennedy!

QUER MAIS DESCONTO PARA COMPRAR SUAS FERRAMENTAS?

Assine nossa letter e aproveite nossas promoções!