Principais equipamentos de um canteiro de obras

2840 31/05/2022

Principais equipamentos de um canteiro de obras

Muito importante para promover mais agilidade e produtividade nos serviços da construção civil 

Diversas atividades acontecem dentro de um canteiro de obras e, para cada uma delas, são necessárias ferramentas e equipamentos para a correta execução do trabalho. Continue lendo o texto para conferir quais são: 

O que é um canteiro de obras? 

Este é um espaço de trabalho que pode ser fixo ou móvel em uma construção civil. Os elementos que compõem o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência (vestuário, banheiro, refeitório, etc.) e de trabalho (depósito, betoneiras, etc.). Inclui locais para equipamentos, ferramentas, armazenamento de materiais e movimentação de funcionários.  

Deve ser otimizado e organizado para aumentar a produtividade e eficiência dos serviços executados. Além de garantir a segurança do trabalhador. 

O principal critério para o planejamento de um canteiro de obras é a norma NR 18

Principais equipamentos que um canteiro de obras deve ter 

 

  • Betoneira: Principal equipamento na preparação do concreto, que faz a mistura de cimento, areia e aditivos. A betoneira semifixa é o modelo mais utilizado nas obras, gira em torno de seu próprio eixo e possui rodas para que possa ser transportada de um lugar para outro.     

  • Compactador de solo: prepara o solo para receber o revestimento de concreto. Normalmente utilizado em solos irregulares feitos de materiais granulares, como areia ou cascalho.   

  • Transformador: útil para operar equipamentos e ferramentas elétricas em qualquer voltagem sem o risco de danos. 

  • Martelete Rompedor: utilizado em demolições e construção civil, para quebrar e perfurar revestimentos de parede e gesso, quebrar concreto, alvenaria e cerâmica, furar madeira, tijolo, metal e qualquer outra superfície mais resistente. 

  • Martelete demolidor: parecido com uma britadeira, este é eficaz para trabalhos pesados, como remover calçadas, perfurar asfalto ou remover estruturas e vigas de concreto. 

  • Esmerilhadeira: ferramenta utilizada para cortes, desbastes e para cortar grandes pedaços de concreto. 

  • Nível e trena a laser: para fazer a medição e nivelamento das superfícies. 

Está com todos os materiais da lista? Acesso ao site da Ferramentas Kennedy para encontrar todos os produtos para o seu canteiro de obras!