Quais os tipos de trenas?

Laser, longa, de bolso... qual a diferença? Entenda a aplicação de cada uma delas

Você já usou uma trena? Esse instrumento de medição é utilizado em diversas profissões e também é útil em serviços domésticos. Você sabia que existem vários tipos de trena? Conheça as trenas disponíveis no mercado e escolha a ideal para você!

Qual a utilidade da trena?

Provavelmente você já viu um pedreiro ou marceneiro com uma trena. Mas esse equipamento tem utilidade para qualquer um, mesmo não sendo um profissional. 

As trenas ajudam na hora de tirar medidas com precisão de móveis, espaços e até roupas. Outras trenas especiais auxiliam na medida de terrenos, grandes espaços, garagens, máquinas… o céu é o limite!

Quais são os tipos de trenas?

Além da trena comum de bolso, existem outros tipos de trena que servem para finalidades específicas. Essas outras trenas podem ir até 100 metros, além de existirem modelos digitais a laser. Confira todos os tipos!

Trena de bolso

trena de bolso

Esse tipo de trena é a mais tradicional. Essa ferramenta é feita de material metálico, focada em distâncias retas. É um equipamento facilmente transportável.

A trena de bolso pode ter vários tamanhos e normalmente contam com duas escalas: métrica e polegadas. Ainda é possível que alguns modelos de trena venham com a escala de pés.

Isso quer dizer que a trena é capaz de medir a distância em diferentes unidades de medida. Essa característica pode ser importante caso você trabalhe com materiais medidos em polegadas ou pés.

Trena longa

trena longa

Esse material profissional é utilizado na medição de grandes terrenos. A trena longa costuma ser feita em fibra de vidro, sendo maleável para facilitar curvas e dobras.

Essas trenas têm entre 10 e 100 metros de tamanho total. A trena longa também pode ter graduação em escala métrica e em polegadas. 

A trena longa pode vir em um estojo fechado ou em estojo aberto, e normalmente conta com manivela para ajudar a recolher a fita métrica.

Trena laser (ou digital)

trena laser

Esse equipamento de medição utiliza um laser para calcular a distância total. É uma ferramenta bem prática, já que é só apontar para a parede para saber a distância.

Além disso, muitas dessas trenas digitais fazem ainda a medição de área em metros quadrados e do volume em metros cúbicos. Então, se esses usos forem úteis para você, vale a pena investir nesse tipo de equipamento.

Dentro desse segmento, há trenas à laser com alta tecnologia empregada, sendo algumas capazes de realizar medições mesmo com obstáculos e em distâncias superiores a 100 metros. Essas trenas contam ainda com sistema de registros de medidas se conectadas com um smartphone via Bluetooth. 

E aí, já sabe qual é a trena ideal para os seus serviços ou consertos? Confira no site da Ferramentas Kennedy todas as opções de trenas e outras ferramentas disponíveis!

Sugestões da categoria

mais ofertas