Quais são os tipos de brocas e suas funcionalidades?

Conheça todos os modelos disponíveis no mercado e como usar cada uma delas

Um dos acessórios indispensáveis no uso de uma furadeira, a broca é quem realiza os furos cilíndricos em diferentes superfícies como, madeira, ferro, concreto e muitas outras. 

Desenvolvidas para perfurar diferentes tipos de materiais, antes de escolher o modelo que irá utilizar, é necessário entender suas aplicações. Nesse sentido, é importante também, saber o material que será perfurado. Veja mais dicas importantes a seguir:

  • Não devemos usar os tipos específicos de madeira em paredes metálicas ou de concreto ou os modelos para metal em paredes de concreto; 
  • As brocas especiais para madeira e aço rápido nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto; 
  • Devemos sempre proteger os olhos e as mãos, utilizando EPIs como óculos de proteção e luvas
  • Nunca substitua a broca na furadeira enquanto a ferramenta estiver conectada à energia, para evitar acidentes. 

Saber qual modelo correto você deve usar é um passo fundamental. Ainda mais porque cada um tem sua finalidade para ser aplicada. Por isso, para garantir maior qualidade nos seus trabalhos, tenha em mente os principais tipos. 

Tipos de Brocas

Do uso profissional ao doméstico, você precisa saber o modelo que melhor atenderá sua necessidade. Além disso, é preciso ter o diâmetro do furo que será feito, pois, essa informação ajuda a determinar qual será o modelo ideal para o trabalho. 

Broca de três pontas 

Ideal para madeira, esse tipo é fabricado em aço carbono, que permite maior resistência ao calor. Além disso, a ponta central serve como guia do furo para não deixar o ponto inicial escapar durante a perfuração. As demais pontas são para perfurar.

Essa peça é utilizada em todo tipo de madeira: duras, macias, contraplacados, compensados, fórmicas, aglomerados e outras. O calor gerado pelo atrito com o material e suas resinas exige resistência e qualidade da broca utilizada. 

Broca para Concreto Widea 

Esse modelo pode ser utilizado em concreto, alvenaria, mármore etc. Tudo depende da especificação da Widea, que poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. Sempre a utilize em materiais mais resistentes. Esse tipo de broca não serve para furar metais ou madeira e pode ser usada em marteletes.


widea
 

O formato da ponta é similar ao de uma flecha, sendo mais larga que o corpo da broca. Desse modo, evita-se que o pó gerado pela perfuração trave a peça dentro do furo. Por isso, esse modelo é capaz de furar em instantes qualquer parede. 

Broca de aço rápido 

Utilizadas para perfurar metais, são brocas helicoidais de haste cilíndrica que podem ter corte à direita e esquerda. Além disso, o uso desse modelo é possível com um fluído de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca, pois, o calor em excesso desgasta a peça.

 

Dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura, de titânio por exemplo, que proporcionará maior resistência.

 

Brocas para concreto SDS-Plus e SDS-Max 

Indicada para uso profissional, esse tipo de broca é utilizado na perfuração de concreto, granito, mármore, basalto, tijolo e materiais de alvenaria em geral. No entanto, esse modelo se divide em dois tipos, de acordo com a capacidade de cada um.

 

sdsconcreto

Semelhante as de concreto simples (Widea), essas brocas dispõem do sistema de encaixe especial. Por isso, previne eventuais deslizes durante a perfuração. As brocas SDS-Plus e SDS-Max são resistentes à elevada força gerada pelas furadeiras que utilizam essas peças.

Broca serpentina 

serpentina

As brocas serpentinas são utilizadas em todos os tipos de madeira, duras e macias, além da madeira úmida, proporcionando uma perfuração com acabamento elevado e excelente escoamento de cavacos. Com a geometria espiral, sua perfuração tem um avanço rápido.

Confira as opções tipo serpentina para comprar pelo menor preço, conte com a nossa seleção de produtos.

 

Broca chata 

Esta broca é utilizada para furar madeira, aglomerados e fibras. Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca, evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida.

 

chata

São usadas em situações que não exigem fino acabamento e são indicadas para perfurações onde o material é muito grosso, já que esta é a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Serra copo 

A serra copo foi desenvolvida para fazer furos de grandes diâmetros. Existem vários segmentos de serras copo, cada um para determinado material. Como por exemplo, para madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos.

 

copo

Nesse caso, o modelo conta com uma coroa que, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada. Além disso, em sua estrutura há uma broca no meio para dar início ao furo a ser realizado. 

Kit de brocas para furadeira

Uma ótima opção para conhecer a grande variedade de brocas, é adquirir a maleta com diferentes modelos da peça. Com esses conjuntos, é possível ter de uma vez só, todos os tipos para qualquer serviço. Adquira o melhor kit pelo menor preço aqui na FK.

 

#Dica: Escolha o jogo que conta com diferentes modelos e tamanhos, pois, isso pode ajudar na hora de escolher o kit ideal para todos os tipos de serviços.

Como usar uma broca

Com a peça já encaixada na furadeira, encoste-a na superfície e acione o botão da ferramenta mantendo o ângulo reto em que será perfurado.

O mandril, parte essencial da furadeira tem a função de apertar essa peça. Porém, existem modelos que contam como esse aperto manual, e em outros casos, com ajuda de uma chave.