Você sabe dimensionar um gerador?

Saiba como calcular a necessidade em watts para o seu gerador

Se você está pensando em comprar um gerador, é importante saber que o tamanho e a capacidade dele precisam ser compatíveis com a sua necessidade. Caso contrário, isso poderá interferir no resultado final do fornecimento de energia. Fazer esse cálculo é dimensionar o gerador. Confira como fazer esse procedimento!

Por que dimensionar um gerador?

gerador de energia

Calcular a necessidade de energia para um gerador é necessário para que tudo corra bem com o seu fornecimento de energia.

Pense em um gerador pequeno, que não fornece potência suficiente para a sua demanda. Se nele forem ligados diversos equipamentos, acima de sua capacidade, a chance de o gerador queimar é muito grande. O mesmo vale para um gerador que esteja trabalhando subdimensionado, já que pode sofrer danos e ainda gerar gasto desnecessário de combustível. 

Por isso, fazer o dimensionamento do gerador de forma correta é fundamental para que se tenha um melhor rendimento e melhor durabilidade do gerador. Contudo, antes da aquisição do equipamento adequado, alguns fatores devem ser considerados. Confira!

1. Tipo de carga

É importante considerar, em primeiro lugar, para o que será usado o gerador. Alguns usos comuns são o fornecimento de energia para iluminação, para equipamentos com motores de indução (como geladeiras e motocompressores), para fornos, para equipamentos de telecomunicações etc.

Cada equipamento, é claro, tem uma necessidade diferente. Os itens que usam motores de indução têm um pico de energia, que normalmente ocorre quando ligam ou dão partida. Para esses casos, é necessário contar com geradores mais potentes.

2. Regime de operação

Uma pergunta importante é se o seu grupo gerador é a única fonte de energia elétrica, ou se é uma unidade reserva da rede local. 

Também é importante se perguntar por quanto tempo o gerador precisa ficar ligado ou também por quanto tempo os consumidores podem ficar desligados. A partir das necessidades definidas, é hora de calcular a potência do grupo gerador.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sugestões da categoria

mais ofertas

Como dimensionar um gerador 

Para escolher o gerador ideal, é só usar uma matemática simples: faça uma soma das potências de todos os equipamentos consumidores. 

Para grupos geradores de emergência, devemos fazer distinção entre consumidores essenciais e consumidores não essenciais. Isto pode ser fundamental na escolha de um grupo gerador, visto que nesta condição nem todos os consumidores precisarão funcionar o tempo todo, podendo assim ser indicado um gerador de menor porte.

Os motores de indução

Ao dimensionar o grupo gerador, também é preciso observar se os motores elétricos são ligados diretamente (partida direta) ou se são ligados por meio de dispositivos auxiliares de partida, como chave estrela/triângulo ou compensadora por autotransformador (partida com tensão reduzida). 

Em caso de partida direta, a corrente de partida poderá superar em até 4 vezes a corrente nominal, dependendo da construção adotada. O que isso quer dizer? Significa que não será suficiente apenas somar a potência deste equipamento consumidor.

É necessário considerar esse pico de energia da partida, portanto, multiplicando por 4 a potência descrita no seu equipamento. 

Como calcular?

Agora, é só fazer as contas. Vamos pegar um exemplo: você precisa ligar 2 lâmpadas, uma televisão e uma geladeira no gerador.

Lâmpada: 15W cada uma
TV: 200W
Geladeira: 300W

Destes equipamentos, a geladeira é a única que conta com um motor de indução. Portanto, é necessário multiplicar o valor dela por 4. Então, 300 x 4 = 1200W.

Agora, é só somar: 15 + 15 + 200 + 1200 = 1430W. Ou seja, você precisa de um gerador de energia que forneça 1430W de potência.

Potência nominal ou potência máxima?

Como uma última dica, preste atenção no valor da potência nominal do seu gerador. É simples: o valor de potência que é normalmente informado na loja ou no nome do produto é na verdade o valor de potência máxima - um valor que costuma ser ligeiramente acima da potência nominal.

Para fazer seus cálculos, o ideal é usar a potência nominal - isso porque é esse o valor que deve ser considerado para usos normais. Portanto, para o exemplo que citamos, procure por um gerador que forneça pelo menos 1430W como potência nominal, e não como potência máxima.

E aí, já sabe como comprar o seu gerador? Então acesse o site da Ferramentas Kennedy. Temos diversas opções, com variadas potências, de acordo com a sua necessidade.