Micrômetro: para que serve e como ler

Aprenda a usar essa ferramenta de precisão para medir pequenas peças

Você conhece o micrômetro? Dentre os instrumentos de medida, essa pequena ferramenta é uma das menos conhecidas. No entanto, o micrômetro é muito utilizado para medir com precisão. Saiba tudo sobre essa ferramenta!

O que é o micrômetro?

micrômetro 
O micrômetro é um instrumento de medida voltado para a medição de pequenas peças com extrema precisão, assim como o paquímetro. A diferença é que o micrômetro é ainda mais preciso!
 
Ele é caracterizado por um arco, uma estrutura de batente e fuso para apertar, e por uma estrutura para segurar. Nela, temos a bainha, onde há uma escala graduada, o tambor, onde há outra escala, e a catraca para girar.

O que medir com o micrômetro?

Esse instrumento serve para medir espessura, altura, largura e profundidade de peças pequenas, em milímetros ou polegadas. 
 
É uma ferramenta muito utilizada na indústria e na engenharia mecânica.

Como funciona o micrômetro?

O princípio de funcionamento do micrômetro assemelha-se ao do sistema parafuso e porca. Assim, há uma porca fixa e um parafuso móvel que, se der uma volta completa, provocará um descolamento igual ao seu passo. Confira na figura:

 1.digimess 

Imagem: Digimess

Desse modo, se dividirmos a cabeça do parafuso, podemos avaliar frações menores que uma volta e, com isso, medir comprimentos menores do que o passo do parafuso.
 
Então, para medir um objeto, é só colocá-lo entre o batente e o fuso. A seguir, é só girar o controle do pistão até tocar no objeto e ouvir "cliques". Acione a trava e pronto. Agora é só ler!

Como ler o micrômetro?

como ler micrômetro

Pode parecer difícil ler o micrômetro, mas basta ter atenção e conhecer bem a ferramenta. Como falamos antes, existem duas escalas na ferramenta: a escala horizontal da bainha e a escala vertical do tambor, indicadas na imagem acima.

Nesta escala horizontal, cada traço grande vale 1mm e os traços pequenos valem 0,5mm. Na escala vertical do tambor, cada traço vale 0,01mm.

Então, depois de colocar o objeto, veja onde o tambor parou. Primeiro, olhe os traços grandes da escala horizontal, depois os traços pequenos da escala horizontal. Por exemplo, se o tambor passou o traço grande de 10mm, e parou um traço pequeno depois, temos 10,5mm.

Por fim, somamos a medida da escala vertical que estiver em contato com a linha da escala horizontal (o ponto de contato está marcado com um círculo na imagem acima). Por exemplo, se ali marcar no 12, então são mais 0,12mm na medida.

Isso quer dizer que o objeto do nosso exemplo tem 10,5+0,12 = 10,62mm.

Existe, também, a versão digital do micrômetro. Neste caso, a medida aparecerá automaticamente no visor após acionar a trava.

Leia também: Como usar um paquímetro

Agora que você já sabe como usar o micrômetro, acesse o site da Ferramentas Kennedy. Temos diversos modelos à disposição.