Aprenda a furar parede do jeito certo

Para essa missão é importante contar com algumas dicas e as ferramentas corretas

Na hora de fazer um furo na parede para pendurar um quadro ou um móvel, logo recorremos à furadeira. Mas, você sabe furar uma parede do jeito certo? Apesar de ser muito prática, a furadeira e suas brocas têm funcionalidades diferentes e é importante usar as peças corretas para cada material. A parede, por exemplo, é bem mais dura do que a madeira. Neste conteúdo da Ferramentas Kennedy, aprenda a furar paredes do jeito certo!

Qual furadeira usar?

É importante saber que somente algumas furadeiras podem ser utilizadas para furar paredes. A ferramenta indicada é a chamada furadeira de impacto.

Para saber se sua furadeira é de impacto, é comum no topo da furadeira encontrar desenhos ou indicadores que mostrem uma marreta ou um martelo desenhado, para alterar para a função impacto. Na dúvida, é só consultar o manual e checar se a sua furadeira conta com a funcionalidade.

Além disso, qualquer furadeira com o suporte para a outra mão com limitador necessariamente será uma furadeira de impacto.

Porque uma furadeira de impacto?

A furadeira de impacto é importante para furar a parede porque, além de furar, essa ferramenta precisa pressionar a broca contra a parede. Com a função de impacto ligada, a furadeira treme e ajuda a empurrar a broca e furar corretamente a parede.

Broca correta para parede

Além de uma furadeira adequada, é importante ter uma broca correta para parede. 

Muita gente pode utilizar o mesmo tipo de broca para todos os serviços, mas isso não é adequado. A broca correta para concreto é aquela que conta com um metal diferente na ponta, com um diâmetro maior do que o restante da broca.

Leia também: Quais são os tipos de brocas e suas funcionalidades?

Tamanho certo

Para furar a parede, é importante contar com a broca certa com o diâmetro certo. Você pode optar por uma broca de 10mm, que vai suportar maiores pesos, ou brocas de 6mm ou 8mm, para suportar pesos um pouco mais leves.

Dica: use uma bucha e um parafuso adequados ao tamanho do seu furo. Portanto, se for usar uma broca de 8mm, use buchas e parafusos com 8mm.

Hora de furar!

Primeiro, instale a broca corretamente no mandril, girando e utilizando a chave de mandril. Aperte até estar tudo bem preso.

Agora, é só furar. Para isso, aperte a furadeira contra o buraco de forma gradual, sem aplicar muita força logo no início. Assim, você garante a sua segurança e também o furo no tamanho e profundidade adequada.

Depois, coloque seus parafusos e buchas e é só instalar o que quiser nas paredes.

 

Gostou das dicas? Confira no site da Ferramentas Kennedy as melhores opções de furadeiras e muitas outras ferramentas para o seu dia a dia!