IBUTG, decibelímetro: conheça 10 instrumentos de medição bem diferentes

Saiba mais sobre dez diferentes tipos de equipamentos de medição importantíssimos para garantir a segurança no trabalho 

Trena, régua, medidor de nível… Todos esses instrumentos de medição são bem conhecidos. No entanto, existem alguns equipamentos bem diferentes e inusitados, com uso específico para garantir a segurança e o bom desempenho no trabalho. Conheça esses instrumentos!

10 instrumentos de medição diferenciados

Monitor de IBUTG 

Popularmente conhecido como medidor de stress térmico, o medidor ou monitor de IBUTG (Índice de Bulbo Úmido - Termômetro de Globo) permite a avaliação das condições do ambiente no que se refere ao calor.

IBUTG é um índice que serve para ter um parâmetro de temperatura mais preciso, utilizado em aplicações industriais, porque considera a umidade do ar, a velocidade do ar e a radiação térmica.

O monitor de IBUTG é usado para medir o calor influenciado pela umidade do ar. É utilizado para controlar a atividade física em um ambiente de trabalho quente, de modo a evitar danos relacionados ao calor excessivo.

Decibelímetro

decibelímetro

O decibelímetro é um equipamento de medição de áudio, e seu nome vem da unidade de medida que é usada para o som: o decibel (dB).

Ele serve para medir o nível de pressão sonora em um ambiente de trabalho - ou seja, é também um equipamento focado em segurança. Nas indústrias, ele detecta sons que estejam acima do que o nosso ouvido pode detectar, alertando para que esse tipo de ruído ofereça riscos para o nosso aparelho auditivo.

Anemômetro

anemômetro

Não confunda com manômetro! O anemômetro é um equipamento que mede a velocidade de fluidos, como o ar. 

A medição é feita com a rotação de um tipo de moinho, além de um sensor eletrônico para medir com precisão a velocidade.

Bomba de amostragem 

Esse equipamento é portátil e serve para a coleta de gases, vapores, névoas, neblinas e poeiras de uma forma geral, incluindo fumos metálicos.

Essa bomba é um tipo de acessório, ela por si só não mede a concentração, mas sim "puxa" o ar e o leva para um dispositivo de coleta medidor nos laboratórios.

Detectores de gás

Esses equipamentos são medidores mas, ao mesmo tempo, funcionam como um equipamento de segurança.

O detector de gás é usado para medir diferentes tipos de gases e vapores no ambiente de trabalho, avaliando se a concentração está adequada.

A principal função é detectar vazamentos, evitando acidentes e explosões.

Dosímetro

O dosímetro de ruído, como o nome já adianta, é um medidor de ruído.

É também um equipamento de segurança do trabalho, que é normalmente fixado no corpo do trabalhador para avaliar a exposição ao ruído ao longo do tempo.

O objetivo desse medidor, portanto, é coletar dados de modo que o ambiente de trabalho não forneça risco de dano auditivo para os trabalhadores.

Medidores de vibração ocupacional

Esse aparelho é usado para medir a vibração humana, ou seja, a vibração que afeta o nosso corpo. Os sensores são colocados nas mãos e braços.

A importância desse equipamento está também relacionada à segurança do trabalho, já que alguns ambientes geram uma alta vibração, que pode tirar o ponto de equilíbrio e fazer o corpo vibrar fora da sua frequência, o que pode ser prejudicial à saúde, causando dores e náuseas.

O medidor, portanto, permite que esses dados sejam visualizados, coletando-os e permitindo fazer os reparos necessários no espaço de trabalho.

Luxímetro

luxímetro

Como o nome já indica, o luxímetro serve para medir intensidade de luz.

Ele também está relacionado à segurança do trabalho, já que tem como objetivo garantir que a quantidade de luz esteja adequada.

É muito usado também na agricultura, para medir a quantidade de luz que uma planta precisa para fazer a fotossíntese.

Higrômetro

higrômetro

O higrômetro é um instrumento de medição de umidade nos gases, como o ar.

É uma ferramenta fundamental para estudos de clima, ou seja, para detectar a umidade relativa do ar.

Também é usado em ambientes como museus e laboratórios, de modo a garantir que a umidade não esteja acima do recomendado.

Explosímetro

O explosímetro é um equipamento voltado para a detecção de vapores inflamáveis ou explosivos no ar.

Como se pode imaginar, é um instrumento importantíssimo para evitar explosões em ambientes de trabalho que contêm gases inflamáveis.

E aí, já conhecia esses equipamentos? Vários deles você encontra no site da Ferramentas Kennedy. Fique tranquilo: por lá você também encontra os instrumentos de medição tradicionais, como trenas, paquímetros e muito mais!

Sugestões da categoria

mais ofertas